Piauí vai receber 87 mil doses e iniciará vacinação dos idosos de 60 a 64 anos
- Detalhes
- Categoria: Saúde
- Publicado: Quinta, 15 Abril 2021 05:39
- Escrito por Redação
Um novo lote de vacinas contra Covid-19, que chegará ao Piauí na próxima sexta-feira (16), vai iniciar a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na tarde desta quarta-feira (14). O Piauí deve receber 87 mil doses.
De acordo com a Sesapi, das 87 mil vacinas, 34 mil são doses da Coronavac e 53 mil são da Astrazeneca.
De acordo com a Sesapi, das 87 mil vacinas, 34 mil são doses da Coronavac e 53 mil são da Astrazeneca.
As doses serão usadas para imunizar o público de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; trabalhadores de saúde e Forças de Segurança, informa a Sesapi.Coronavac
Com as 34 mil doses da Coronavac, o Piauí destinará as vacinas para:segunda dose em 2% dos trabalhadores da saúde;segunda dose de 23% do público de 65 a 69 anos;primeira dose de 3% dos trabalhadores da saúde;primeira dose de 6% dos trabalhadores das Forças Armadas e Segurança;primeira dose de 1,9% das pessoas de 60 a 64 anos.
Astrazeneca
As 53 mil doses da Astrazeneca serão para:
primeira dose de 46% das pessoas de 65 a 69 anos;primeira dose de 0,5% dos idosos de 60 a 64 anos.O secretário de Saúde, Florentino Neto, ressalta que os protocolos sanitários devem ser respeitados mesmo com a campanha de vacinação. Não devemos relaxar nos cuidados porque seguir os protocolos salva vidas”, diz o gestor.
O governador Wellington Dias reforça que as pessoas precisam tomar “a vacina porque é a nossa melhor chance de sair dessa pandemia”, afirma.Pacientes renaisA Sesapi também informou que "já enviou aos municípios as doses da vacina contra a Covid-19, para pacientes renais crônicos. Serão imunizadas mais de duas mil pessoas que passam por tratamento de hemodiálise. O esquema de vacinação de pacientes renais só foi possível após a aprovação em Comissão Intergestora Bipartite (CIB)".Para realizar a imunização dos renais crônicos, que somam 2.238 pessoas, foi estabelecido, pela Sesapi, "que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo processo de vacinação, realizem a aplicação das doses nas clínicas de hemodiálise, onde cada paciente faz o tratamento".
“Após levantamento junto a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, onde obtivemos a lista com nome e CPF e toda documentação necessária de cada paciente, decidimos enviar o quantitativo de imunobiológicos, para que cada cidade faça o deslocamento até o local onde esses pacientes são atendidos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.No Piauí seis cidades contam com esse tipo de tratamento de terapia renal substitutiva em onze clínicas de hemodiálise, são elas; Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano.
Nesta quarta, cerca de mil pacientes renais crônicos começam a receber vacinação contra a Covid-19 em Teresina. A informação foi divulgada nesta manhã pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que organizou o cronograma em parceria com as clínicas que acompanham estes pacientes.
Cidadeverde.com