13 de Março – Viva os novos heróis da Batalha do Jenipapo
- Detalhes
- Categoria: Política
- Publicado: Terça, 13 Março 2018 16:29
- Escrito por Redação
Neste dia, em 1823, o nosso povo lutou em Campo Maior para conquistar a liberdade, marcando o episódio final da Independência do Brasil. Hoje, precisamos lutar com a mesma força e esperança para ter conquistas básicas, como o Direito à Educação. Disse o Deputado Luciano Nunes Dilho, em sua rede social.
O Fantástico deste domingo (11/03) destacou o drama enfrentado todos os dias por cerca de 50 famílias da zona Rural de Campo Maior, no Piauí, para permitir que os filhos cheguem à escola.
Sem uma ponte, crianças e jovens têm de atravessar o rio Longá em uma boia improvisada, arriscando a vida.
A situação dos moradores é mais complicada justamente agora, no período chuvoso, quando o nível da água chega a subir de 3 a 4 metros. A travessia fica ainda mais perigosa por causa da correnteza.
O caso ganhou repercussão nacional graças a um vídeo gravado pelo professor Jefferson Davi. À reportagem de Neyara Pinheiro, ele lamenta o dilema dos pais, que têm de escolher entre garantir educação ou arriscar a vida.
Muitas das crianças e jovens que precisam atravessar o rio não sabem nadar, e têm consciência que se caírem dentro d'água, podem morrer.
Delita dos Santos, dona de casa, reclama do descaso do poder público, e diz que não pode impedir o filho de ir para a escola, afinal a única coisa que tem condição de garantir para ele é a educação.
Em nota, a prefeitura de Campo Maior afirmou que pediu R$ 300 mil ao governo do Estado para a construção da ponte. Já a Defesa Civil do município administrado pelo Professor Ribinha (PT), disse que colocou um barco à disposição, mas que não pode ser usado por que o motor acaba encostando no fundo do rio quando o nível da água está mais baixo.