Infotech

Drone é controlado a partir do celular

Novo aparelho vem com câmera e cartão de memória microSD acoplados

Infotech Dheyno Firmino 08 de julho de 2015 16:10h

Os drones são, de fato, uma tendência. Além de objeto de desejo, o aparelho já se infiltrou até na música – o recém-lançado sétimo álbum da carreira da banda Muse, que se apresenta em outubro no Brasil, chama-se, veja só, Drones.

As primeiras versões de drones que chegaram ao mercado eram caras e pouco práticas, mas essa realidade vem mudando rapidamente. Um exemplo é o Micro Drone 3.0, um aparelho pequeno e que, segundo os fabricantes, pode ser usado por qualquer pessoa, de perfis e idades variados.

Com design modular – ou seja, todas as peças podem ser trocadas de maneira simples –, o lançamento funciona a partir da tela do celular. Um app permite que você controle o drone usando apenas dois botões. Mas o mais interessante é que ele vem uma pequena câmera acoplada, que também pode ser monitorada pelo telefone (as imagens são transmitidas em tempo real na tela). Além disso, o objeto é equipado com um cartão microSD para armazenar as gravações. Outras características: funcionamento em até 90 metros de distância do controlador e resistência a ventos de 70 km/h.

Como é fácil substituir as peças, o fabricante afirma que é possível fazer upgrades constantes no Micro Drone. E se você quiser algo mais personalizado, dá para criar o corpo do aparelho imitando diferentes criaturas – um dragão ou uma abelha, por exemplo –, tudo usando uma impressora 3D.

Veja no vídeo abaixo, em inglês, como ele funciona. Para adquirir um, visite o site de financiamento coletivo IndieGoGo.