Educação

Saiu no Fantástico! Turma inteira aprende Libras para ajudar menino surdo do PI

Um belo exemplo de como uma educação com amor faz toda a diferença.

Educação Redação Piripiri 12 de dezembro de 2016 11:39h


Uma reportagem do Fantástico, Rede Globo, exibida a noite deste domingo (11/12), contou a história do pequeno Herbert, de 7 anos, aluno de uma escola da rede pública municipal de Teresina, que sempre se sentiu excluído dos demais alunos por ser surdo e não conseguir se comunicar com as demais crianças.

A reportagem feita pela repórter Neyara Pinheiro contou que em 2015 quando chegou à escola, segundo a professora, ele se comunicava por gestos e balbucios que não permitiam que ele se interagisse com os demais ou aprendesse o que era ensinado. Foi então que a professora decidiu dar a ele aulas de libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

Mesmo assim o Herbert não aceitava e virava às costas para o que a professora ensinava, chegando até a chorar, pois sabe que mesmo ele aprendendo a língua de sinais, não conseguiria se comunicar com os demais, pois eles não saberiam o que ele estava falando. A professora então, tomando consciência da situação propôs para a turma toda aprender a linguagem de sinais.

Segundo a professora, eles não estão aprendendo somente Libras, eles estão aprendendo a valorizar o outro e respeitar a diferença do outro, não só Herbert, mas todas as crianças especiais da escola. A turma também recebeu o certificado do primeiro modulo do curso, que teve o reconhecimento de todos os outros alunos.