O Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR) recebeu no início da noite dessa terça-feira, 28, mais uma ambulância que estará a serviço da população da região. A unidade móvel foi entregue pelo secretário de saúde do estado, Francisco Costa, com a presença da diretora do HRCR, Nádia Costa; do prefeito de Piripiri, Odival Andrade; do presidente da Câmara de Piripiri, Genival Sales; do secretário de saúde do município, Assis Andrade; da vereadora Jôve Oliveira, além de lideranças e profissionais da saúde.  

O presidente da Câmara de Piripiri Genival Sales disse que a nova ambulância vai beneficiar a população de toda a região. Ele agradeceu ao governo do estado pelo equipamento. “Essa ambulância vai ajudar a salvar muitas vidas”, assegurou. Na oportunidade Genival Sales fez a solicitação de uma nova ambulância para o HRCR.

A vereadora Jôve Oliveira disse que o objetivo do grupo de apoio ao governo do estado em Piripiri é cuidar das pessoas. A parlamentar agradeceu ao empenho dos funcionários do HRCR e ressaltou o trabalho realizado pela diretora Nádia Costa.

Já o prefeito Odival Andrade agradeceu a parceria do governo do estado com o município de Piripiri e anunciou a abertura da UPA de Piripiri no mês de julho, com apoio da Secretaria de Saúde do Piauí.

A diretora do HRCR, Nádia Costa, destacou a dedicação do secretário Assis Costa, do deputado Assis Carvalho e do governador Wellington Dias na realização das demandas de Piripiri. Para a diretora a nova ambulância será um equipamento a mais para a prestação de melhores serviços para a população.

De acordo com o Secretário Francisco Costa, o governo do estado tem intensificado investimentos em hospitais regionais para ampliar sua capacidade de atendimento com resolutividade.  “Mesmo diante da crise que enfrentamos, é possível realizar ações como esta, como é a entrega de ambulância”, disse o secretário. Costa disse ainda que com a abertura da UPA, o HRCR ficará para especialidades, deixando a urgência e emergência para a unidade de pronto atendimento. Ele lembrou também que no mês de julho estará sendo entregue a nova maternidade João Bandeira Monte que será um centro de parto normal humanizado, a primeira do interior do estado de acordo com as normas da Rede Cegonha.


Idoso morre atropelado por carro na BR-343 em Piracuruca

Vítima estava em uma bicicleta quando teria perdido controle e invadido a pista

Geral Redação Piripiri 29 de junho de 2016 11:56h

Um idoso de 65 anos de idade, identificado por Ociomar Dionízio da Silva, morreu atropelado por um carro, no final da noite desta terça-feira (28), na BR-343, nas proximidades do município de Piracuruca. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fato ocorreu por volta das 22h15min. O senhor estava em uma bicicleta quando perdeu o controle e invadiu a pista, no que foi atingido por um carro que seguia na estrada, um Chevrolet Spin, cujo condutor não teve a identidade revelada.


Com o impacto, a vítima e sua bicicleta foram arremessadas a alguns metros de distância. Policiais estiveram no local para registrar a ocorrência, e uma equipe do Pronto Socorro removeu o corpo.

Piracuruca Ao Vivo



FAMÍLIA ANDRADE convida a todos para a missa de 7° dia da matriarca dona ORMINDA

Será realizada hoje às 19 hs na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Geral Paiva Filho 29 de junho de 2016 11:43h

A FAMÍLIA ANDRADE convida a todos os amigos e parentes para a missa de 7° dia da matriarca da família ORMINDA TELES DE MELO ANDRADE, que será realizada hoje as 19hs na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios.
Desde já agradecemos a todos por este ato de fé e solidariedade.


Para evitar enquadramento na LRF, Governo diz que aumento só ano que vem

Estão em greve os médicos e dentistas e ameaçam os delegados e policiais.

Geral Redação Piripiri 29 de junho de 2016 11:14h

Com várias categorias em greve ou ameaça de paralisação, o Estado voltou a avisar ontem que está impedido de fazer qualquer reajuste sob pena de crime de responsabilidade. Por enquanto, estão sendo feitas promessas de cumprir os acordos que já tinham sido feitos e que têm previsão orçamentária. Estão em greve os médicos e dentistas e ameaçam paralisar os delegados e policiais civis.

Os técnicos e professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e os fiscais da Adapi (Agência de Desenvolvimento Agropecuário) suspenderam as paralisações e ameaçam parar de novo. Os reajustes só poderão ser concedidos a partir do próximo ano. O Governo analisa a possibilidade de conceder aumento para os servidores que tiverem perdas, mas só se as finanças do Estado permitirem.

Diário do Povo

Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam nesta quarta, 29.

Resultado da seleção será disponibilizado em 30 de junho.

Educação Redação Piripiri 29 de junho de 2016 11:03h

O Ministério da Educação (MEC) encerra às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (29) as inscrições no processo seletivo para 75 mil vagas do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ). As inscrições podem ser feitas pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br .

Inscrições do Fies de segundo semestre começaram na sexta-feira (24) e seguem até quarta-feira (29).

A primeira e única chamada do sistema de seleção do Fies vai ser divulgada no dia 30 de junho, assim como a lista de espera dos candidatos não convocados. Os estudantes pré-selecionados na chamada única poderão concluir a inscrição no Sisfies no dia 1° de julho.

Antes de fazer a inscrição, o candidato deve consultar as vagas em seção específica do portal . É possível fazer a busca por curso, instituição ou município. O sistema disponibiliza detalhes como grau (bacharelado, por exemplo), turno, conceito do curso, mensalidade para o Fies, número de vagas e nota de corte.

O número de vagas no Fies sofre queda desde 2015. Em 2014, foram financiados 732 mil contratos. Em 2015, o número de vagas caiu para 278 mil. No primeiro semestre deste ano foram disponibilizadas 147 mil vagas.

Cursos prioritários

O MEC decidiu reduzir o percentual de contratos que deveriam ser fechados exclusivamente com estudantes das áreas de saúde, engenharia e licenciatura. Antes, essas áreas recebiam 70% dos financiamentos. A partir desta edição, o percentual será reduzido para 60%.

Ainda dentro de cada uma das subáreas haverá nova divisão:

- Cursos prioritários da área de saúde passam de 45% para 50%;

- Cursos prioritários da área de engenharia passam de 35% para 40%;

- Cursos prioritários da área de licenciatura, pedagogia e "normal superior" caem de 20% para 10%.

Além disso, segundo o MEC, está prevista nova etapa de inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes inscritos e não aprovados.

Calendário Fies

Inscrições: 24 a 29 de junho

Resultado da seleção: até 30 de junho

Inscrições no sistema em única chamada: 1º de julho

Lista de espera: 4 de julho a 10 de agosto

Contato para dúvidas

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Fies , por autoatendimento via formulário ou pelo telefone 0800-616161.


Cardápio de hoje da Capricho Caseiro: A melhor quentinha de Piripiri!

Não faça almoço em casa peça (86) 3276 -1388/9441- 8056/9911- 3040!!!

Geral Paiva Filho 29 de junho de 2016 08:30h

Peixada a brasileira
Filé de frango com ervas finas ou canela
Assado de porco
Bife cozido com legumes
Arroz branco e a grega
Arroz integral
Macarrão
Salada no vapor
Farofa e feijão com abóbora.

A partir de quinta-feira (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições municipais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral. Imagem meramente ilustrativa .

Caso a regra seja descumprida e o pré-candidato seja escolhido na convenção do partido para concorrer às eleições, a emissora e o candidato poderão ser penalizados. Segundo o calendário eleitoral, as penalidades estão previstas em leis.

O texto diz que, a partir desta data, é "vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no parágrafo 2º do Artigo 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, parágrafo 1º)”.

Fonte: Agência Brasil


Rádio é invadida e vigilante é atingido com golpe de facão

Homem arrombou o local e após a agressão foi detido por populares até a polícia

Geral Paiva Filho 29 de junho de 2016 07:03h

A rádio Liderança FM, em Parnaíba, sofreu uma tentativa de invasão por um homem armado com um facão. Ele chegou a quebrar a porta para entrar no local e quando conseguiu, foi abordado pelo vigilante, que estava apenas com um cassetete na mão. O homem que invadiu a rádio o agrediu com golpe de facão na cabeça.

A vítima identificado por 'Chiquinho' teve que ser socorrido pelo SAMU, que realizou os primeiros socorros. Conforme os populares, o vigia ainda teve luta corporal com o homem, que foi detido por vizinhos da rádio.

“O agressor disse que queria pegar um gordinho da rádio, mas ninguém sabe exatamente quem, porque existem vários gordinhos”, declarou uma pessoa que presenciou o ocorrido.

A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local o homem estava rendido pelos populares, que salvaram a vida do vigia que estava apenas com o cassetete. A polícia levou o agressor para a Central de Flagrantes.Com informações do Blog do Pessoa.


Obras do aquiteto Cristhian Matos numa  sessão de fotos para uma revista no seguimento de Arquitetura e Decoração .


Alunos de Enfermagem da Chrisfapi desenvolvem ação na Semana Integrada de...

Prevenção de Acidentes, Qualidade e Meio Ambiente da FONCEPI

Geral Paiva Filho 28 de junho de 2016 19:16h

Alunos de Enfermagem da Faculdade Chrisfapi sobre a orientação da Preceptora Beatriz Pimentel, na manhã de ontem, dia 27/06 e hoje, desenvolveram atividades, na Semana Integrada de Prevenção de Acidentes, Qualidade e Meio Ambiente da FONCEPI, como palestras sobre hipertensão arterial e doenças sexualmente transmissíveis, além de serviços de aferição de pressão e glicemia.

Na manhã desta quarta-feira, dia 29/06, também serão desenvolvidas pelos discentes atividades dando prosseguimento a proposta da empresa através de palestras abordando os temas câncer de mama e próstata, perda auditiva e surdez e sobrepeso.

O evento tem o objetivo de capacitar e conscientizar os funcionários a respeito da importância das normas de segurança e procedimento de trabalho, assim como colocar ainda mais em evidência a sustentabilidade, respeitando sempre o meio. Ao tempo que possibilita aos acadêmicos uma vivência mais dinâmica da prática de saúde do trabalhador.


Arraiá de Inauguração novo espaço festivo da Capela Stª Terezinha no B. Floresta

Participe desse momento muito especial em nossa comunidade!

Geral Paiva Filho 28 de junho de 2016 17:27h

Participe desse momento muito especial em nossa comunidade! Depois da Santa Missa teremos apresentações das quadrilhas: Balancê, Sonho Junino, Academia Reviver, Colégio Christus, Colégio Frei Francisco, Escola Omar Resende, Escola Cassiana Rocha e Escola Judith Santana.


Piripiriense escreve artigo desabafando sobre a atual situação do Parque Curumi

O nosso parquinho agora não é mais parque. É um amontoado de ferros....

Geral Paiva Filho 28 de junho de 2016 12:42h

Tristeza ao ver um espaço público que foi parte da minha (nossa) infância ser destruído. A entrada principal do quase inabitável Parque Curumi sendo resumido em destroços e ferros amassados.
O nosso parquinho agora não é mais parque. É um amontoado de ferros fincados num chão sujo, sem a sua devida conservação, sem respeito à infância e à sociedade.

Infelizmente não pude fazer nada. Ainda não pude fazer nada! Ainda! Apenas registrar! Apenas!

Os trabalhadores que, por ordem superior, faziam a sua operação, não são os responsáveis pelo desaparecimento da nossa história.

Não! Não são!

E por que não buscar o antigo para renovar as brincadeiras? E por que não dizer em até renovar o futuro das crianças, as quais vivem "presas" aos seus joguinhos virtuais, ao mundo da fantasia cibernético, sem ter o verdadeiro prazer de desfrutar de uma escorrega bunda (escorregador), de uma gangorra, dos cavalinhos, do gira-gira, dos nossos balançadores... Dos sorrisos soltos de tanta alegria, de correria em poder pegar o melhor brinquedo, em suar livremente, em estar presos, ai sim, presos no sentido de segurança aos olhares atentos dos pais, ao fazer novas amizades reais e verdadeiras, ao chorar, ao comer pipoca, tomar água... Ao prazer de viver a infância como se deve ser vivida.

Saudades! É isso que temos para hoje!
Tristeza! É isso que temos ao ver hoje o nosso Parque Curumi.

Sei que o progresso é necessário, mas isso não se trata de progresso. Isso é regresso! É atacar a minha, a sua, a nossa infância, e ainda o que nos resta, a nossa memória.

Estou sim revoltado! Estou! E não se preocupe! Em breve farei minha parte para preservar o que resta do Parque Curumi, da Praça das Almas, das poucas árvores que nos deram tantos frutos e que hoje estão morrendo pela falta d'água, por falta de irrigação e de conservação. (Ipê Roxo, Pés de Caju, de Amêndoas - castanholas, Figueiras - que já não existem mais, Palmeira Imperial, dentre tantas outras).

Vou, vou sim fazer por onde esse pedaço de mim ainda viva para outras gerações. Eu vou!

Artigo publicado por Silvio Rangel em seu perfil do Facebook!

PRF prende homem com moto roubada em Piripiri

Ele responderá por receptação

Polícia Redação Piripiri 28 de junho de 2016 12:37h

Na manhã desta terça-feira (28), em Piripiri/PI, policiais rodoviários federais prenderam um homem de 24 anos que estava com a motocicleta roubada Honda de placa LVV-2407.

A equipe PRF estava em deslocamento e, ao passar pelo Bairro Petecas, na Rua Lúcio Viana, suspeitou do veículo. Realizada a abordagem e consultas, verificou-se que a moto havia sido roubada em Teresina. 

O veículo foi apreendido para restituição ao proprietário e o condutor preso e conduzido à Delegacia local. Ele responderá por receptação, crime previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro e cuja pena pode chegar a 4 anos de reclusão. 

Assessoria da PRF

O açude Caldeirão recebeu na tarde de hoje, (27) cerca de180 mil novos alevinos de Tilápia, Os peixes foram colocado pelo, DNOSC através da piscicultura Ademar Braga!


Hospital Chagas Rodrigues recebe uma ambulância

Saúde Paiva Filho 27 de junho de 2016 17:11h

A Secretaria de Estado da Saúde entrega mais uma ambulância para rede hospitalar. Dessa vez, é beneficiado o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, que recebe uma ambulância para simples remoção e que vai atender a toda região do território Cocais. A entrega será feita pelo secretário Francisco Costa, nesta segunda, 27, no Hospital, com a presença das lideranças locais.

O secretário Francisco Costa afirma que, além da ambulância, o Hospital vem recebendo uma série de melhorias. “Entregamos, ainda no ano passado, a ampliação dos leitos de UTI. Com isso, podemos ofertar um serviço resolutivo em alta complexidade, sem a necessidade do paciente deslocar-se para Teresina”.

O atendimento em terapia intensiva também será reforçado com a implantação de 10 leitos para Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN), que já está em processo de construção.

Outra ação destacada pelo gestor é a intensificação no número de cirurgias, especialmente as eletivas. Somente em abril, foram mais de 200 procedimentos cirúrgicos realizados no Chagas Rodrigues, média que se mantém desde então e que evita as transferências para a capital, tornando o tratamento mais ágil.

Francisco Costa também anuncia para julho a inauguração da nova maternidade do Hospital, que vai atender as futuras mães num ambiente mais confortável e humanizado. “Nossa expectativa é que em julho estaremos com o governador Wellington Dias, inaugurando essa importante obra pra região”, finaliza.