Um preso identificado por Rosemberg da Silva Costa, de 29 anos, foi assassinado dentro da Casa de Custódia, na manhã desta terça-feira (17/01). O corpo encontrado no pátio do pavilhão C, durante o banho de sol, por volta das 10 horas. O rapaz estava preso provisoriamente deste o dia 19 julho de 2015, acusado de tráfico de drogas e, segundo a Secretaria de Estadual de Justiça (Sejus) é natural de Campo Maior (86km de Teresina). Segundo a Sejus o detento foi encontrado morto dentro de sua cela, com sinais de enforcamento.

Conhecido como Zé Gotinha, o homem morto hoje, havia sido preso em 13 de fevereiro de 2015 em Campo Maior, em uma grande operação policial que contou com a participação de policiais das cidades de Campo Maior, Altos e Piripiri. Ele era considerado pela polícia o maior traficante da região de Campo Maior.

Rosemberg dividia a cela com mais seis seis presos, que já foram transferidos para a Penitenciária Irmão Guido, na zona Rural de Teresina, onde serão investigados pelo crime. Segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, Rosemberg foi encontrado ainda com um pano enrolado no pescoço e com sinais de sufocamento. "Tudo leva a crer que ele foi assassinado por outros presos, mas ainda não se sabe quem são", disse Kleiton. A delegacia de homicídios investiga o caso.

Alguns presos tentaram iniciar uma rebelião logo após o crime, mas segundo Kleiton Holanda, a situação foi rapidamente abafada. Segundo ele, o sistema prisional do piauí está em "alerta máximo".  "O perigo é iminente. A qualquer momento podemos ter uma rebelião com mais mortos. Existe uma briga de poder ocorrendo dentro dos estabelecimentos. O Estado menospreza, dizendo que não há facção, mas as provas estão aí. Há alguém mandando executar presos.", disse.

Rosemberg estava preso em uma cela projetada para abrigar apenas um homem, mas que dividia com outros cinco presos. Como o crime ocorreu durante o horário de sol, não é possível acusar os companheiros de cela pelo crime, mas estes deverão ser ouvidos pela Delegacia de Homicídios. 

Esta é a segunda morte ocorrida dentro do sistema prisional de 2017, e se assemelha com a primeira no método. No último dia 12, um detento foi morto por outros dois dentro de um carro-cela no momento em que estava sendo transferido.  Humberto Hilton Fernandes de Moraes viajava com sete presos, da Casa de Custódia para as penitenciárias de Floriano e de São Raimundo Nonato. A morte foi percebida já na entrada de Floriano, para onde a vítima seria transferida. Ele foi morto também por sufocamento.

Secretaria de Segurança já havia enviado a Tropa de Choque para a penitenciária, de forma preventiva. 19 policiais militares foram colocados. Uma base do Grupo de Intervenção Prisional também foi instalada na Penitenciária Regional Irmão Guido.Fonte: Campomaioremfoco.com.br


Enem 2016: resultado já pode ser consultado

Estudantes disputam vagas em universidades públicas pelo Sisu e bolsas do Prouni

Educação Ezequiel Neres 18 de janeiro de 2017 10:43h

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (18) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2016. As consultas são individuais e restritas aos candidatos. Para ter acesso, o estudante precisa digitar CPF e senha no site http://enem.inep.gov.br/participante.

Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil. Para consultá-las, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu a senha, pode resgatá-la no botão 'esqueci minha senha.'

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As datas de inscrições para a edição do primeiro semestre de 2017 devem ser divulgadas nesta quarta. Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 poderão concorrer a vagas pelo sistema.

Em seguida ao Sisu, o MEC abre inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo na rede privada, a partir do desempenho no Enem e da situação socioeconômica do candidato.

Com a nota do Enem, também é possível participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda não há datas para abertura de inscrições em ambos os programas.

Candidatos com mais de 18 anos podem ainda usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.


Aproveite a QUINZENA DA LINGERIE NA DUALLTO MODA ÍNTIMA desconto de 25%

Rua 18 de setembro, próximo à Praça de Eventos

Geral Paiva Filho 18 de janeiro de 2017 09:03h

Duallto Moda íntima é uma empresa de lingerie que está a mais de dez anos no mercado sempre com novidades para seus clientes.  Duallto você encontra moda íntima feminina, masculina e infantil.

E durante toda está última quinzena do mês de janeiro estamos com desconto de 25% avista e 15% nos cartões. Vem para Duallto

OLHO DÁGUA DO RECREIO UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO

Geral Paiva Filho 18 de janeiro de 2017 08:38h

O olho d água do recreio é uma fonte de água cristalina, inspiração e recordação. Localizado no bairro recreio esta fonte de água tem saciado a sede de milhares de pessoas por centenas de anos, principalmente em épocas passadas onde não havia água encanada, moradores do bairro recreio e de outros bairros da cidade abasteciam suas casas com esse maravilhoso  líquido precioso. Além de sua água cristalina o local é um verdadeiro cartão postal com uma nascente visível de rara beleza, seu clima ameno o ano inteiro tem contribuido para a visitação de vários populares e curiosos que vão até o local apreciar esse lindo fenômeno da natureza. Além da pureza de sua água o local também é rico em vegetal como o buriti e outras plantas que embelezam mais ainda o lugar. Texto e fotos do amigo: Geovaldo Cardoso, Piripiriacontece.


O Centro de Saúde Sr. Adauto Coelho de Resende foi recebido pela atual diretoria em situação desastrosa, tanto na estrutura física quanto na funcional. “Quando entramos nas dependências do Centro, observamos que a estrutura do prédio se encontrava em péssimas condições, teto precisando de reforma, parte elétrica comprometida e insuficiente para dar sustentação à aparelhagem, forro, ares-condicionados quebrados, etc.” relatou a diretora do centro, enfermeira Adara Amaral.

“Na parte funcional encontramos apenas três profissionais em suas especialidades: cardiologista, nutricionista e psicólogo. O nosso ultrassom não funciona por culpa da insuficiência da rede elétrica, o mamógrafo e o aparelho de raios-x abandonados em uma sala que foi transformada em depósito, sem as mínimas condições de uso”.

A Casa da Mulher, que foi despejada desde que a antiga gestão parou de pagar o aluguel do imóvel, ocupa cinco salas do Centro, mais uma é ocupada pelo Conselho Municipal de Saúde, além de mais duas salas para imunização. “Temos deficiência de espaço para expandir o atendimento. Conversamos com o Prefeito e ele se mostrou bastante solícito na resolução destes problemas", relatou a diretora.

“Temos como objetivo trazer mais dez especializações para a Fundação, além de regularizar os exames que já são ofertados no centro. Precisamos consertar, em caráter de urgência, o nosso mamógrafo, que está há mais de dois anos parado. Acreditamos na parceria com nosso Secretário, Dr. Luiz Pereira. Estamos confiantes que faremos um grande trabalho”, finaliza Adara.


4 de Julho enfrenta hoje, 18, em um amistoso o Time de Altos

O jogo será aqui em Piripiri

Esportes Paiva Filho 18 de janeiro de 2017 07:37h

O nosso 4 de Julho enfrenta nesta quarta-feira, dia 18/01, em um amistoso, a partir das 19h, o time de Altos.

O jogo será aqui em Piripiri. É mais um teste preparativo para o Colorado fazer bonito no campeonato piauiense. Vamos ao estádio apoiar o que é nosso. O campeão voltou!


Primeira festa do Bem: Uma homenagem ao Benício Bem

Quem reside em Teresina é bom prestigiar!!!

Geral Paiva Filho 17 de janeiro de 2017 17:03h


A AABB de Piripiri reuniu no final da tarde dessa segunda-feira, 16, funcionários, diretoria, entidades, parceiros e colaboradores da associação, para festejar os 50 anos do clube em Piripiri. Estiveram presentes, além do presidente da AABB, Antonino Melo (Nino), o diretor de esportes do clube, Valter Sousa, demais membros da diretoria, o prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, o secretário municipal de educação, Domingos Carvalho (Domingão), secretário municipal de cultural, Ducival Araújo, o procurador do município, Christiano Amorim, o gerente da agência do Banco do Brasil em Piripiri, Josias Teixeira, entre outros amigos da AABB.

O secretário de cultura do município, Ducival Araújo, em sua fala, se colocou a disposição da AABB para parcerias e garantiu apoio para projetos futuros do clube.

Para o gerente do Banco do Brasil em Piripiri, Josias Teixeira, a AABB mostra sua importância quando se coloca à disposição do município para trabalhos comunitários e outras atividades. Ele parabenizou a administração do presidente do Antonino José. Para ele, Antonino transformou o clube piripiriense em uma das melhores AABBs do Piauí. “A AABB e a comunidade de Piripiri estão de parabéns. É preciso que a comunidade valorize e se associe”, disse Josias.

O gerente do Armazém Paraíba de Piripiri, Hilton Osório, parceiro da AABB, destacou os frutos da atual administração da AABB.

Já o prefeito Luiz Menezes também comunga da ideia de que a AABB de Piripiri não deixa a desejar a nenhuma do Estado. “Nós estaremos apoiando todas as atividades da AABB. A administração do município será parceira durante toda a nossa administração”, garantiu o prefeito.

Para o presidente da AABB, Antonino Melo, a sua administração à frente do clube tem sido de muitos desafios e vitórias. “Tivemos muitos desafios,  mas, o mais importante é que continuamos sonhando. Estou muito feliz por estar aqui hoje na minha cidade, à frente da AABB e poder festejar esses 50 anos com todos vocês”, encerrou o presidente.

Durante todo o ano a AABB terá programação especial dos seus 50 anos. 



Escola Gonçala de Brito (CAIC) e Creche Maria do Carmo Melo continuam com ....

....Matrículas abertas

Educação Paiva Filho 17 de janeiro de 2017 11:31h

ANO 2017: A escola municipal Gonçala de Brito Peres (CAIC) e Creche Maria do Carmo Melo continuam com matrículas abertas.

As séries disponíveis no CAIC vão do 1º ao 9º (primeiro ao nono ano). Na creche: Maternal, Pré-I e II.

Os pais e mães interessados (as) devem levar duas fotos 3×4 do (a) filho (a), xerox da certidão de nascimento, comprovante de residência e se for beneficiário do bolsa família (xerox da documentação). Se o aluno vier de outra escola, declaração de onde estudou.


Acidente na BR 343 envolvendo um carro de passeio e uma carreta

motorista, Julyano, técnico administrativo do Ministério Público seguia para tra

Geral Paiva Filho 17 de janeiro de 2017 09:24h

Na manhã de hoje , terça feira dia 17, aconteceu um grave acidente na altura do KM 205 da BR 343 envolvendo um carro de passeio (Palio) e uma carreta de placa de Aracati-CE. O acidente foi entre Piripiri e Capitão de Campos. O Pálio vinha no sentido Teresina/Piripiri e a carreta no sentido contrário,  o Palio  bateu na lateral da carreta e desceu o aterro na frente de uma cemitério.

De acordo com informações, quem dirigia o Fiat Pálio era motorista, Julyano, técnico administrativo do Ministério Público, que vinha de Teresina e seguia para trabalhar em Pedro II. Ele ficou preso às ferragens, a PRF esteve no local e o SAMU prestou Socorro removendo o motorista para o Hospital Regional de Piripiri, com graves ferimentos. 

Com informações e fotos: Leocadio Santos, Piripiri40graus.

A Superintendente do Patrimônio da União – SPU, Aline Gibson, participou de uma reunião com o prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, representantes de movimentos sociais e do Ministério Público com o objetivo de regularizar a ocupação que acontece no terreno da União localizado no antigo campo de aviação, dentro dos padrões do GTE, que é um grupo que trabalha os interesses sociais.

Ficou definido que o grupo de trabalho, juntamente com a prefeitura, realizará um levantamento das famílias in loco (no local) e que alguns prazos ficarão estabelecidos. Já na quinta feira, 19, pela manhã, a SPU, acompanhada do Poder Público Municipal e os movimentos sociais, iniciarão os trabalhos de identificação dos ocupantes.

“Quem não está morando lá, que estiver só com o barraco armado só para segurar [terreno], com a cerca ou com uma coisinha como essa aqui [fita de isolamento] vai ser retirado”, revela Neide, representante da FAMCC.

“Não vamos mexer com quem está morando. Nós precisamos do apoio de vocês para identificar quem está ali só para se aproveitar da situação”, declara Aline Gibson, explicando que é da Superintendência do Patrimônio da União que gerencia a área de forma final. “Aquela área foi cedida e o município tem total interesse de regularizar a habitação. A gente está sabendo que tem gente que está lá que não precisa. Nós estamos do lado de vocês, assim como a prefeitura também está”, garante a superintendente.

O prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, lembra que a ex-gestão deveria ter feito o cadastro das pessoas ano passado, quando começou a ocupação. “Era para ser feito um novo conjunto, assentar cerca de 700 famílias ou no mínimo 50% delas”, afirma.

“Ao longo do tempo nós conseguimos essa área para esse fim. Quando terminou o processo eleitoral, houve uma invasão desordenada da área e nós queremos aplicar a regra, ou seja, queremos cadastrar todo mundo que tiver interesse, os que estão lá e os que não estão, mas que precisam de lar e de teto. Para levar o projeto adiante precisamos do cadastro para este que seja aprovado pela Caixa Econômica, para que haja nova parceria na construção de um novo conjunto habitacional de interesse social”, revela o prefeito.

No final, os moradores que já residem nos terrenos ficaram felizes com o resultado da negociação. Afirmaram que foi a primeira vez que um gestor os recebeu e mostrou interesse em regularizar a situação.


AABB de Piripiri completa 50 anos

Entretenimento Paiva Filho 16 de janeiro de 2017 16:13h

No dia de hoje, 16 de janeiro de 17, a AABB de Piripiri completa 50 anos da sua inauguração na cidade. Em 1967, no século passado, foi criado o clube que viria a tornar-se o mais tradicional da vida dos piripirienses.

A primeira sede, localizada na Avenida Tomaz Rebêlo, marcou época por suas promoções sociais (festas, bailes de carnaval) e esporte, já com a primeira quadra de voleibol, ainda de areia.

O primeiro presidente, Manoel Ferreira de Carvalho, natural de Belém (PA), foi também responsável pela transferência da sede para a atual localização, na época, Av. Pres. Castelo Branco, atual, Av. Deputado Raimundo Holanda, 746. A área da atual foi doada para a AABB pelo empresário Roland Jacob, proprietário das Casas Marc Jacob, na época com filial em Piripiri, a pedido do senhor José Gumercindo, gerente do Banco do Brasil no período.

Nesses 50 anos a AABB de Piripiri tem se destacado por suas promoções de eventos, lazer, cultura, esporte e na integração social, reunindo pessoas de Piripiri e de cidades vizinhas.

Muitos nomes passaram pela presidência do clube em Piripiri, desde o primeiro, Manoel Carvalho, até o de hoje, o bancário Antonino José de Melo Neto (Nino), responsável por tornar o clube cada vez mais atraente e aconchegante para sócios e visitantes.  

AABB de Piripiri venha fazer parte dessa história. Associe-se! 


Muitos órgãos da gestão do município foram recebidos pela atual gestão em situação precária. O SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) não foi diferente. De acordo com o novo coordenador geral do serviço, Michel Holanda, as ambulâncias estavam com a manutenção inadequada, pneus sem condições de uso, revisão periódica ( troca de óleo, troca de filtro de combustível, dentre outros) fora do tempo recomendado pelo fabricante, limpadores de para brisa amarrados com esparadrapo e fita isolante, falta do inversor (aparelho que faz a inversão de corrente elétrica dentro da ambulância), falta de freios, alinhamento e balanceamento, comprometendo o funcionamento dos equipamentos e a segurança dos servidores e dos usuários.

O coordenador também destacou a deficiência na estrutura do prédio, dormitórios sem a maçaneta nas portas, camas sustentadas por tijolos, placa externa que identifica o órgão totalmente deteriorada, motor do portão danificado, estrutura do repouso e da sala de convivência dos profissionais sem climatização, fardamento desgastado e sem reposição, toldo que protege as ambulâncias das intempéries climáticas sem condições de uso, dentre outras inconformidades.

Essas deficiências inclusive foram detectadas pelo DENASUS em julho de 2016, quando uma equipe esteve aqui em Piripiri fazendo uma vistoria na unidade. O Ministério da Saúde enviou recentemente para o município o relatório final dessa inspeção e a nova gestão tem o prazo 60 dias para adequar as recomendações requeridas pelo órgão fiscalizador. Caso não aconteçam, haverá suspensão de repasses referentes à qualificação do serviço.

“Temos que empreender medidas urgentes. Mas temos certeza que com o apoio da nova gestão, esses problemas serão resolvidos com a maior brevidade possível. O SAMU é um serviço de atendimento de excelência, tem que apresentar uma resposta rápida. Para que funcione, devemos ter condições dignas de trabalho. O nosso desejo é de resgatar a excelência dos serviços, trazer a autoestima dos profissionais para que eles possam levar um atendimento de urgência e emergência com a qualidade que nossos munícipes merecem”, disse Michel Holanda.


A Superintendência Municipal de Trânsito e sistema viário (Sutran), localizada no Terminal Rodoviário Interestadual Luiz Menezes, comunica aos mototaxistas, taxistas e aos condutores de transporte de passageiros urbano e rural, que já está sendo realizada a renovação da permissão (alvará 2017). Durante a renovação da permissão será realizada uma vistoria no veículo. Serão analisadas suas condições de funcionamento, de segurança tanto do transporte como dos acessórios.

 

Para a requisição de concessão do alvará na prefeitura, o profissional deve providenciar cópias simples do DUT (documento do veículo), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Comprovante de Residência atualizado, Certidão de Antecedentes Criminais (Fórum), Certidão de Nada Consta (Prefeitura – Setor de Tributos) e Alvará do exercício anterior. Somente para os taxistas acrescenta-se a Declaração da Associação dos Taxistas de Piripiri (ATAP).


Inscreva-se agora mesmo para o Vestibular 2017.2 2ª Fase da Faculdade Chrisfapi. A instituição que está entre as 5 melhores faculdades do estado do Piauí de acordo com o Ministério da Educação está ofertando para esse certame os cursos presenciais de:

Administração;

Ciências Contábeis;

Direito ( nos turnos TARDE e NOITE);

Enfermagem;

Fisioterapia;

Farmácia;

Serviço Social.

Inscrições: até o dia 20 de janeiro, pelo site chrisfapi.com.br, ou das 13h às 22h na faculdade.

Vestibular: já neste domingo.

Para fazer sua inscrição agora mesmo clique aqui: www.tecnocon-pi.com.br/inscricao-online/index.php?id=70

Informações: na sede da Chrisfapi - rua Acelino Resende, 132, bairro Fonte dos Matos (PIRIPIRI-PI).Telefones: (86) 3276-2981.

Vestibular Chrisfapi

O caminho certo para seu futuro!