O Piauí tem duas das 51 cidades do país que possuem apenas mulheres disputando o cargo de chefe do executivo municipal. Elas são Colônia do Gurgueia (507 km de Teresina) e Brasileira (172 km de Teresina). Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As candidatas de Brasileira são Carmen Gean Veras de Meneses, do PP, na coligação Por Amor a Brasileira e Paula Miranda Amorim Araújo, PSD, pela coligação Unidos Com a Força do Povo. Na cidade, o PP lançou chapa pura com duas mulheres. A vice de Carmen é Patrícia Pimentel. 

Em Colônia do Gurgueia são Alcilene Alves de Araújo, do PT, que disputa a vaga pela coligação A Hora da Mudança e Lisiane Franco Rocha Araújo, PMDB, pela coligação A Força do Povo. Somente Alcilene tem como vice também uma mulher, Gracinha Leão, do PR.

Os estados onde há mais cidades com apenas mulheres disputando as vagas são o Maranhão, com 11 municípios e o Rio Grande do Norte, 10. 

Brasil

Com 51 municípios que terão só mulheres na disputa para a prefeitura nestas eleições, o Brasil tem o mesmo número do pleito de 2012. Segundo os dados do TSE, os municípios onde a população vai eleger obrigatoriamente uma prefeita estão localizados em 17 estados.
 
Já sete dessas cidades têm como única candidata uma mulher: Jati (CE), Altamira do Paraná (PR), Estrela Velha (RS), Salto Veloso (SC), Alto Alegre (SP), Nova Granada (SP) e Ocauçu (SP). 

Cidadeverde.com


Força Tática apreende menores no Parque Recreio em Piripiri

Eles são acusados de praticar arrombamentos em residências e lojas

Geral 27 de agosto de 2016 08:31h

A força Tática aprendeu nesta manhã, dia 27 de agosto, três menores acusados de praticar arrombamentos em residências e lojas de Piripiri. Com eles a Polícia encontrou muitos objetos produtos de roubo.


O 4 de Julho Esporte Clube estreia hoje, sábado (27) contra o Comercial de Campo Maior, a partir das 16h, pelo Campeonato Piauiense 2016. O jogo será no estádio Itacoatiara em Piripiri. Ingressos: Cadeiras: R$ 20,00. Arquibancadas e geral R$ 10,00. Estudantes pagam meia entrada e mulher não paga. Vamos juntos incentivar o colorado! Fonte: Cliquepiripiri.

                      Paolo Rossi – Técnico da equipe do 4 de Julho

O Instituto Credibilidade divulgou nova pesquisa para prefeito da cidade de Piripiri. O candidato da oposição, Luiz Menezes (PMDB) ficou com 44,60% na preferência do eleitorado piripiriense. Em seguida, apareceu a candidata apoiada pelo atual prefeito do município, Odival Andrade, Jove Oliveira (PSB) com 35%.

                               Candidato Luiz Menezes e o vice Murieel

Em terceiro, Paulo Limeira (PR) com 2,40% e Tibério Cesar (PSTU) em último com 2,20%. Não sabem ou não opinaram totalizaram 15,80%.

Quanto à rejeição, a candidata da situação Jove Oliveira lidera com 25,80%. Luiz Menezes ficou em segundo com 23%. Tibério César conquistou a terceira posição com 6,80% e Paulo Limeira ficou em último com 4,80%. Não rejeitam ou não opinaram 39,60%.

             Jove Oliveira (PTB) e o atual prefeito Odival Andrade

Administração reprovada

A pesquisa revelou ainda que a grande maioria da população piripiriense continua reprovando a administração do atual prefeito Odival Andrade, que possui 63,20% de reprovação. Apenas 25% aprovam. 11,80% dos entrevistados não se manifestaram.

Governo do Estado

O Governo Wellington Dias (PT) teve a aprovação de 68,20% contra 22,40% de reprovação. 9,40% não sabem ou não opinaram.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi registrada no dia 19/08/2016 junto ao TSE sob o número PI - 01970/2016. Foram ouvidos 500 eleitores das zonas urbanas e rural entre os dias 22 e 23 de agosto. A margem de erro é de 4,36% para mais ou para menos. Fonte: gp1.com


Uma pessoa morreu e outra ficou ferida num acidente grave registrado na noite desta sexta-feira (26/08) na avenida Maranhão, trecho da zona Sul de Teresina.

As vítimas estavam em um Honda Civic que subiu o canteiro central da avenida e colidiu em um poste da rede de iluminação. Ambos ficaram presos às ferragens.

O sobrevivente foi resgatado com a ajuda do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina. O rapaz que morreu no acidente foi identificado como Samuel.

Diversos vídeos circulam nas redes sociais mostrando o estado das vítimas após a colisão, que derrubou o poste. O veículo foi atingido exatamente no lado do passageiro.

Em alguns dos vídeos as testemunhas relatam que o sobrevivente agonizava à espera do socorro médico.

Ainda não se sabe os motivos que levaram o motorista a perder o controle da direção, mas há suspeita de que o veículo estivessem em alta velocidade. Fonte 180graus.


Carroceiro morre após ataque de abelhas em Esperantina

Geral Redação Piripiri 26 de agosto de 2016 14:27h

O carroceiro, Francisco Luis Cirino Xavier de 55 anos faleceu na manhã desta quinta-feira (25) após ser atingido por um enxame de abelhas em Esperantina.

De acordo com informações do Hospital Estadual Júlio Hartman, onde ele foi atendido, o homem estava com outras duas pessoas procurando um animal quando foi cercado pelas abelhas próximo a uma árvore. Mesmo tendo corrido, acabou passando mal e veio a óbito antes mesmo de chegar ao hospital.

Francisco era casado e bastante conhecido no município. Em entrevista a um portal local, o médico José Sampaio de Carvalho examinou o corpo do homem e detectou que ele era hipertenso e as picadas das abelhas acabaram provocando uma parada cardíaca.

Francisco foi velado na residência de sua mãe na rua Toni Ramos e será sepultado no cemitério da comunidade Chapada da Limpeza.


Caso Fernanda Lages: cinco anos de espera por justiça

O caso é considerado um dos mais polêmicos já registrados no Piauí.

Geral Redação Piripiri 25 de agosto de 2016 12:10h

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, a morte da estudante Fernanda Lages Veras, 19 anos, completa cinco anos e continua cercada de mistérios. O caso comoveu a população piauiense, chegou a ter repercussão nacional e é considerado um dos mais polêmicos já registrados no Estado.

RELEMBRE O CASO:

Ainda no início da manhã do dia 25 de agosto de 2011, a estudante do curso de Direito Fernandes Lages foi encontrada por operários na obra do prédio da sede do Ministério Público Federal, localizado na Avenida João XXIII, bairro Noivos, zona Leste de Teresina. O corpo da estudante possuía vários ferimentos.

O 5º Distrito Policial foi acionado e deu início às investigações. A Perícia Criminal encontrou pedaços de paus e uma barra de ferro, além de restos da construção que alimentaram a tese de homicídio. De início, a hipótese de que Fernanda Lages havia sido morta por crime passional pelo ex-namorado foi descartada.

Alegando falta de estrutura, o delegado Mamede Rodrigues, até então titular do 5º DP, transferiu o caso para a antiga CICO (atual GRECO). Ao todo cinco delegados especializados em Crime Organizado passaram a investigar sobre a morte da estudante. Funcionários da obra, além de pessoas próximas a Fernanda Lages foram ouvidos.

Quase um mês depois da morte de Fernanda, o médico legista Antônio Nunes, do Instituto Médico Legal (IML) de Teresina, revelou detalhes sobre o laudo cadavérico da estudante, afastando quase que totalmente a possibilidade de Fernanda ter cometido suicídio. O legista afirmou que a morte da estudante foi causada por traumatismo craniano e que ela recebeu pancadas em sequência que provocaram várias lesões espalhadas pelo corpo.

pais de Fernanda

A demora na elucidação do caso juntamente com a suspeita de que a estudante na verdade teria se jogado da mureta da obra só aumentaram a indignação de amigos e familiares que realizaram protestos na cidade para pressionar a celeridade das diligências. Com isso, o Ministério Público entrou no caso e passou a apurar a morte de Fernanda.

Além do promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho, que já havia sido designado inicialmente, Ubiraci de Sousa Rocha e José Eliardo de Sousa Cabral foram nomeados para acompanhar o inquérito, já que tanto o Ministério Público Federal, quanto a OAB-PI cobraram mais rigor do órgão no acompanhamento do caso.

Promotores Ubiraci Rocha e Eliardo Cabral

Ubiraci Rocha chegou a fazer afirmações polêmicas sobre o caso e disse acreditar que os vigias da obra do Tribunal Regional do Trabalho estivessem omitindo dados. Em depoimento um dos vigias alegou ter problemas de visão e por isso não conseguiu enxergar com exatidão a pessoa que abriu a porta da obra na madrugada em que a jovem foi morta. Ele afirmou ainda não poder reconhecer se era ou não uma pessoa de seu convívio profissional.

Para contribuir com as diligências, a polícia e o Ministério Público fizeram uma reprodução simulada do caso Fernanda Lages. Embasados em depoimentos, reproduziram os passos da estudante entre o Bar Pernambuco e a obra do Ministério Público Federal (MPF). A preparação para o procedimento começou às 03h da manhã e se estendeu por quatro horas.

Seis amigos que estiveram com Fernanda na madrugada de 25 de agosto participaram da simulação. Uma policial com o mesmo tipo físico e trajando roupa e calçados semelhantes aos usados por Fernanda no dia do crime interpretou a estudante.

A pedido da Comissão Investigadora do Crime Organizado (Cico), quatro pessoas tiveram prisão temporária suspeitas de envolvimento com a morte da estudante, mas uma semana depois foram soltas. Dentre elas, funcionários das obras do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Ministério Público Federal (MPF).

Dois meses depois, por solicitação do governador Wilson Martins, a Polícia Federal entrou no caso da morte de Fernanda Lages. Uma das primeiras ações da PF foi a exumação do corpo de Fernanda que chegou a ser levado para análise em São Paulo e Brasília.

A também estudante Nayra Veloso, a Nayrinha, amiga de Fernanda Lages, chegou a ser presa. No entender da Polícia Federal, a jovem estaria tentando esconder detalhes que poderiam levar a conclusão do caso. Nayrinha foi acusada de gerenciar garotas de programa. Ela ficou recolhida durante 10 dias às dependências da Penitenciária Feminina depois de ser interrogada na Polícia Federal.

Em outubro de 2012, a Polícia Federal apresentou relatório sobre o caso Fernanda Lages e apontou que a jovem estava sozinha no momento da sua morte. O delegado Jose Edilson Freitas, explicou que todos os indícios apontam que Fernanda subiu a mureta do prédio do Ministério Público Federal sozinha e que segundo a velocidade do corpo, ao chegar ao chão, ela havia se jogado ou caído, já que a velocidade seria diferente em hipótese de homicídio.

O delegado declarou também que Fernanda estava tomando medicamento para tratamento de enxaqueca, que se misturados com bebidas alcoólicas podem ter efeitos que levam a depressão e até mesmo ao suicídio. Já com relação às feridas no corpo de Fernanda, o delegado informou que todas as feridas foram resultantes da queda. Freitas disse que todas as fraturas no crânio, as costelas e braço quebrados foram decorrentes da violência da queda do alto do prédio.

Já em fevereiro de 2014, foi apresentado o laudo do perfil psicológico da estudante por peritos de Brasília na Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí – (Acadepol). A perita Maria da Conceição Krause concluiu e divulgou o relatório com a autópsia psicológica da estudante Fernanda Lages, o qual afirmava que a estudante tinha perfil suicida. De acordo com a conclusão da autópsia de Krause, antes de morrer, a jovem estava com “decadência biopsicossocial”, que consiste no comportamento depressivo o qual Fernanda estava apresentando nos últimos meses de vida.

Após a divulgação do laudo, o empresário Paulo Lages, de Barras, pai da estudante Fernanda Lages, contratou advogado para processar o Estado do Piauí e a perita do Distrito Federal, Maria da Conceição Krause. Ele entendeu que a perita denegriu a imagem da sua filha ao divulgar o resultado da perícia psicológica para a qual foi contratada pela Secretaria de Segurança.

Segundo um membro da família Lages, Conceição Krause só faltou chamar Fernanda Lages de prostituta, quando discorreu sobre a suposta vida mundana da estudante. Essas afirmações chocaram muito a família da estudante que foi encontrada morta no canteiro de obras do Ministério Público Federal (MPF), fato que provocou a maior polêmica, levantou suspeições de envolvimento de pessoas poderosas da sociedade local.

Cinco anos depois, o Ministério Público mantém posição contrária ás conclusões das polícias Federal e Civil e considera que Fernanda Lages tenha sido assassinada. Apenas o promotor de Justiça Ubiraci Rocha continua responsável pelas investigações.

Com informações do Portal AZ

Vende-se ou troca esta bela casa no bairro Vista Alegre.

Troca-se em carro, moto ou terreno. 99806-1816 / 99973-1349 / (11)98494-3847

Anúncios Redação Piripiri 25 de agosto de 2016 10:29h

Vende-se ou troca uma bela casa na Rua Antônio Alves no bairro Vista Alegre  

A residência possui:

  • 01 garagem para 03 carros
  • 03 quartos
  • 01 sala
  • 01 cozinha americana
  • 01 área de serviço
  • toda murada e calçada.
A residência pode ser trocada em carro, moto ou terrenos. Entre em contato e negocie.

Interessados ligar para: (86) 99806-1816 / 99973-1349 / (11)98494-3847 


Primeira parcela do 13º salário começa a ser paga hoje a beneficiários do INSS

Os pagamentos serão feitos até o dia 8 de setembro.

Geral Redação Piripiri 25 de agosto de 2016 09:01h

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito, começam a receber hoje (25) a primeira parcela do décimo terceiro salário.

Tem direito ao décimo terceiro quem recebeu, durante o ano, benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

Os pagamentos serão feitos até o dia 8 de setembro. A segunda parcela será paga em novembro.

Os beneficiários do INSS chegaram a ter a antecipação do benefício ameaçada pelo ajuste fiscal, mas após negociações com centrais sindicais e associações de aposentados e pensionistas, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou, no fim de junho, que o adiantamento estaria garantido.

A antecipação de 50% do décimo terceiro salário aos beneficiários do INSS é feita desde 2006.


TRE-PI realizará seminários de contas eleitorais em Piripiri

O evento acontecerá a partir das 09h no auditório da UESPI.

Política Redação Piripiri 25 de agosto de 2016 08:35h

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, através da Coordenadoria de Controle Interno, realizará seminários de contas eleitorais 2016 nos dias 25 e 30 de agosto, nos municípios de Valença do Piauí e Piripiri.

Os seminários têm como objetivo orientar representantes de partidos políticos, contadores, advogados, candidatos e demais pessoas interessadas quanto aos temas arrecadação de recursos, realização de gastos de campanha eleitoral e prestação de contas de campanha eleitoral 2016.

O evento acontecerá a partir das 09h, conforme cronograma abaixo:

Piripiri - 30/08/16 - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Auditório  do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE).


Dia 27 de agosto de 2016, sábado, acontecerá em Piripiri, o encontro 'Vamos Gingar' do Programa Integração AABB comunidade e Associação Cultural de Capoeira Escravos Brancos.

O evento terá a presença de mestre Albino e diversos professores, um dos principais objetivos é o conhecimento das raízes afro-brasileiros na formação da sociedade, no sábado 27 de agosto, às 9:00 da manhã, na AABB de Piripiri acontece o batizado e troca de cordas, visando integrar, ensinar, aprender, buscar a realidade da capoeira no ritmo, movimento, musicalidade e fundamentos da capoeira. Divulgação.


O Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), começa a efetivamente instalar Wi-Fi (internet sem fio) grátis nas praças em Piripiri.

Técnicos da ATI iniciaram nessa quarta-feira, 24, na Praça da Saudade, no Centro de Piripiri, a instalação Wi-Fi livre para que a população possa se conectar a internet de forma gratuita por meio de uma rede do Estado.

Outras praças da cidade e o povoado Caldeirão serão beneficiados pelo serviço do Projeto Piauí Conectado que deverá funcionar já no mês de setembro, levando internet gratuita às praças da cidade.

O serviço foi requerido para o município por meio da base parlamentar do governo em Piripiri. 



Bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil estão disponíveis no estado do Piauí

Em Piripiri há oportunidades

Educação Paiva Filho 24 de agosto de 2016 12:08h


Estudar em uma rede particular de ensino, no cenário atual do país, poderia ser um sonho distante e fora da realidade de muitos brasileiros, mas a realização pessoal se torna cada vez mais próxima com a abertura das inscrições do maior programa educacional do país, o Educa Mais Brasil. Para o segundo semestre estão disponíveis mais de 200 mil bolsas de estudos de até 70% em diversos níveis de escolaridade.

No Piauí estão sendo oferecidas mais de 10 mil bolsas para 2016.2. Em Piripiri há vagas para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Cursos de Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem.

Para ser beneficiado é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade e atender aos requisitos socioeconômicos. “Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que é intermediar acesso à educação de qualidade àquelas pessoas que antes não tinham perspectiva de estudar sem esse benefício”, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.

As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programawww.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.

 


Quase 20% dos candidatos do Piauí não possuem ensino fundamental

Pelo menos 15 candidatos a prefeito e 400 a vereadores mal sabem ler e escrever.

Política Redação Piripiri 24 de agosto de 2016 10:23h

As estatísticas de escolaridade dos candidatos divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 19,87% dos políticos que solicitaram registro de candidatura no Piauí não possuem sequer o ensino fundamental completo. O percentual corresponde a 1.983 candidatos nos 224 municípios do estado.

Entre os candidatos que não possuem o ensino fundamental, 23% declaram saber apenas ler e escrever. A grande maioria dos políticos sem o ensino fundamental é composta de candidatos a vereador, que correspondem a 92,48% do total. Os dados mostram ainda que 2,52% são candidatos a prefeito e 5,14% de candidatos a vice.

Pelo menos 15 candidatos a prefeito no Piauí e mais de 400 postulantes ao cargo de vereador sabem mal ler e escrever. Conforme as estatísticas divulgadas pelo TSE até o final da manhã desta segunda-feira (22), quase 10 mil pessoas solicitaram registro de candidatura em todo o estado.

Um dos municípios com os índices de baixa escolaridade mais elevados entre os candidatos é Caraúbas do Piauí. Por lá, 45,45% dos políticos com pedido de registro de candidatura solicitado junto à Justiça Eleitoral não possuem o ensino fundamental completo. Ao todo são 15 dos 33 candidatos do município de Caraúbas.

Outros dados
O município de Caraúbas do Piauí possui o maior índice de eleitores analfabetos do estado. Segundo TSE, a cidade tem 4.388 eleitores e 1.338 são analfabetos, o que corresponde a 30,49%. Se considerada a média de votos dos vereadores eleitos na última eleição municipal, a parcela eleitores analfabetos é necessária para eleger praticamente a metade do Poder Legislativo de Carúbas, composto por nove parlamentares.

Com informações do G1.com/piaui

Convocação: INSS fará nova perícia em beneficiados por invalidez

Se ficar comprovado que há condições de trabalhar, o benefício será suspenso.

Geral Redação Piripiri 24 de agosto de 2016 10:19h

O Governo federal publicou portaria que define sobre como será o “pente-fino” nos benefícios de aposentadorias por invalidez.

A expectativa é que 1,1 milhão de aposentados e 530 mil trabalhadores que recebem auxílio-doença sejam convocados pelo INSS. Os beneficiários terão que passar por uma nova perícia e as informações cadastradas no sistema serão atualizadas.

Se ficar comprovado que há condições de trabalhar, o benefício será suspenso automaticamente.

As convocações serão feitas por idade começando dos mais novos para os mais velhos. Quem possui mais de 60 anos, não precisará passar pela revisão dos benefícios.

Para comprovar a necessidade do recebimento do benefício, será preciso apresentar exames e laudos atualizados que comprovam a incapacidade.

O Governo estima que o “pente-fino” pode significar uma economia de R$ 6,3 bilhões por ano.