Na hora de construir ou reformar visite a AIG Construção

Ligue e faça o seu orçamento pelo telefone: 99901-9134 (Arlenildo)

Anúncios Redação Piripiri 01 de julho de 2016 14:53h

Na hora de realizar sua construção ou reforma conheça a loja AIG Construção.

Lá você vai encontrar tudo que precisa para comprar um ótimo produto e com o menor preço do setor. 

Na AIG Construção você vai encontrar, materiais elétrico e hidráulicos, tintas, ferrametas, escadas, caixas d'água, materiais de acabamento e pisos.


Visite-nos na rua José Ferreira de Santana, 830, bairro Prado - Na mesma rua da Vitória Barroso e da J. Frios.

Ligue e faça o seu orçamento pelo telefone: 99901-9134 (Arlenildo)


OBMEP 2015: Piripiri se destaca no PI com medalhistas de OURO

O município se destacou também, com inédita medalhista de bronze na Zona Rural.

Cidade Ezequiel Neres 01 de julho de 2016 12:30h

TROFÉU

Escolas Públicas da Rede Municipal de Piripiri, aos poucos veem incorporando e revelando talentos na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2015, na 11ª edição, o município de Piripiri ganhou destaque premiando alunos de escolas da cidade e do interior.

Unidade Escolar Padre Freitas (Zona Urbana) ganhou o Troféu de Ouro por ter garantido mais um OURO na edição 2015.

A escola obteve mais duas medalhas de BRONZE com as alunas ANNE BEATRIZ CARDOSO DE SOUSA e MARINA CAVALCANTE.


FREDISON JÚNIOR TRICAMPEÃO DE OURO - OBMEP 2015 ACOMPANHADO DA DIRETORA ROSANGELA - ESCOLA PADRE FREITAS - PIRIPIRI

ANNE BEATRIZ CARDOSO DE SOUSA acompanhada do professor Marcos


MARINA CAVALCANTE acompanhada da Diretora da Escola, da Mãe e da Coordenadora Regional Sissy

As solenidades de entrega das medalhas no município de Piripiri aconteceram na tarde de quarta-feira, 29 de junho de 2016, nas próprias escolas e com a presença da coordenadora regional da OBMEP, Sissy da Silva Sousa.

As únicas cidades do Piauí que receberam troféus pela conquista de ouro consecutivos foi Cocal dos Alves e Piripiri.

A Escola Municipal Professor Antonio Nunes de Sousa, Povoado Pé do Morro, Zona Rural de Piripiri conseguiu a inédita medalha de Bronze com a aluna FABIELI OLIVEIRA CAFÉ.

FABIELE OLIVEIRA CAFÉ acompanhada dos pais.


Diretor da Escola Dirceu Martins, a professora de Matemática Gabriela Silva, Coordenadora de Programas e Projetos Remédios Andrade e o professor Dário estiveram presentes na Solenidade de Entrega da Medalha.


MENÇÕES HONROSAS - PADRE FREITAS


PROFESSORES PREMIADOS - SELMA CARDOZO E CARLOS VANDRÉ - OBMEP 2015 - PADRE FREITAS

O padre Francisco das Chagas Silva, conhecido como padre Beleca, de 72 anos, morreu no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) na madrugada desta sexta-feira(01), por volta das 2h50.

O padre estava internado desde o último dia 16 de junho no hospital após uma crise de hipertensão, com quadro renal grave, insuficiência cardíaca e infecção pulmonar grave, estava internado na semi-intensiva e o estado foi se agravando. A causa da morte foi sepse pulmonar. Beleca também tinha diabetes. 

O padre Beleca, era natural de Altos e já morou em Timon, era conhecido por facilitar casamentos de pessoas separadas, divorciadas, como também facilitava a separação das mesmas. 

O Padre também ficou preso por mais de dois anos na penitenciária de Pedrinhas por pedofilia, mas nega que tenha praticado o crime. Em 2014, foi esfaqueado no bairro Mafrense e ficou em estado grave, mas conseguiu se recuperar. Cidadeverde.com


Aniversário do Dr. Luzi Meneses, domingo dia 03 na AABB de Piripiri.


Alunos do colégio frei Francisco participam de manha de lazer

No parque aquático da aabb de Piripiri

Geral Paiva Filho 01 de julho de 2016 11:03h

Alunos do colégio frei Francisco participam de manha de lazer no parque aquático da AABB de Piripiri.

Mais fotos no site:Clique Aqui

Fique ligado! Candidatos terão que ter 10% do eleitorado para se eleger.

Muitas mudanças na Lei Eleitoral aconteceram este ano.

Política Redação Piripiri 01 de julho de 2016 10:21h

O candidatos que vão  disputar uma vaga de vereador este ano em todo o país terão um obstáculo a mais: deverão atingir pelo menos 10% dos votos do quociente eleitoral. Em uma cidade como Teresina, onde 400 candidatos devem disputar as 29 vagas na Câmara Municipal, a concorrência promete ser ainda mais acirrada.

Para a capital, um candidato deverá obter pelo menos 1.500 votos para conseguir se eleger. "Essa medida tende a tornar mais compreensível o número de votos atribuídos para cada candidato, tornar mais legítimo em termo de representação. Será eleito aquele que mais representa, em termos de votos, aquela população", disse a especialista em direito eleitoral, advogada Georgia Nunes.

A mudança na legislação eleitoral foi aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional durante a tramitação do  Projeto de Lei 74/2015, a chamada Reforma Política. 

"Para ter direito a uma cadeira, o candidato precisa ter 10% do que aquela cadeira precisa para ir para o partido", afirma 

Segundo ela, se o índice não for atingindo, a vaga será destinada para outro partido. "Se o partido nao tiver candidato que cumpra esse pedágio, requisito, o partido acaba perdendo essa cadeira e vai para a divisão das maiores médias", concluiu.

Assista a explicação da advogada especialista em direito eleitoral


CidadeVerde.com

MEC divulga resultado do Fies do segundo semestre;confira cronograma

Até as 18h da última quarta-feira, 265.856 estudantes estavam inscritos.

Educação Redação Piripiri 01 de julho de 2016 09:38h

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Até as 18h da última quarta-feira, 265.856 estudantes estavam inscritos no Fies – o prazo de inscrição foi encerrado às 23h59. O resultado já pode ser consultado no site.

Educação básica faz Brasil cair em ranking internacional Nesta edição serão ofertados 75.000 financiamentos. Aqueles que não forem selecionados serão automaticamente inscritos em lista de espera e as vagas que não forem ocupadas pelos estudantes pré-selecionados também serão incluídas em lista de espera, de 4 de julho a 10 de agosto.

O resultado desta quinta-feira é uma pré-seleção e assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais os estudantes se inscreveram no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.

Inscrição

Os estudantes pré-selecionados têm entre 1º e 7 de julho para concluir a inscrição no SisFies. Após essa etapa, o estudante tem ainda que validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para a qual foi selecionado e deve comparecer a um agente financeiro do Fies. Os prazos estão disponíveis no portal do programa.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O porcentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Para participar da seleção, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com 450 pontos na média das provas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os candidatos precisam ainda ter renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos, o que equivale a 2.640 reais.


Cardápio desta sexta feira na Capricho Caseiro

Não faça almoço peça (86) 3276 -1388 / 99441- 8056 / 99911- 3040

Anúncios Redação Piripiri 01 de julho de 2016 09:28h

Confira o cardápio desta sexta feira na Capricho Caseiro

  • Frango ao forno;
  • Toscana ao forno;
  • Bife cozido com legumes;
  • Filé de frango com ervas finas ou canela;
  • Arroz branco e à grega;
  • Arroz integral;
  • Macarrão;
  • Farofa;
  • Salada;

Não faça almoço, peça (86) 3276 -1388 / 99441- 8056 / 99911- 3040

Durante toda esta quinta-feira (30/06), Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público do Trabalho empreenderam ações com vistas a combater irregularidades em uma propriedade privada localizada no município de Anísio de Abreu/PI, localizado no Sul do Estado do Piauí.

Chegando a uma fazenda denominada “Bate bate”, PRF e MPT encontraram 20 (vinte) trabalhadores em condições análogas às de escravo. Na ocasião, ficou constatado que eles estavam sem receber salários, não possuíam equipamentos de proteção individual (EPI´s), bem como o local não possuía alojamento adequado, alimentação ou mesmo água com o mínimo de qualidade e higiene. Os homens encontrados não tinham transporte para se deslocar na região e nenhum registro na Carteira de Trabalho referente àquela atividade. Sem nenhuma estrutura à sua disposição, dormiam na mata (“ao relento”, como eles informaram).


O Membro do Ministério Público do Trabalho determinou a suspensão das atividades ali desenvolvidas imediatamente e notificou o proprietário do imóvel a comparecer à Justiça do Trabalho em São Raimundo Nonato/PI, para continuidade dos procedimentos previstos na legislação pertinente, como regularização da situação dos trabalhadores ali encontrados, com o pagamento de todas as verbas devidas, inclusive eventuais indenizações e aplicação das penalidades correspondentes.

PRF e MPT têm atuado constantemente por todo o Brasil para combater quaisquer práticas abusivas contra trabalhadores, exigindo o fiel cumprimento da legislação trabalhista como forma de garantir o respeito à dignidade humana.


Com informações da PRF

Foi realizada nessa quarta-feira, 29, a terceira edição da sessão simulada do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Piripiri. O projeto desta feita foi realizado com os jovens da Juventude Franciscana (JUFRA), Grupo de Jovens da Assembleia de Deus, Grupo de Jovens da Renovação Carismática Católica de Piripiri, Grupo de jovens “Geração”, da comunidade Pé do Morro; Grupo de Jovens em Busca do Saber, de Canto do Araçá; Grupo de Jovens Vivendo e Aprendendo um Modelo Sustentável, de Oiticica II; e ainda Grupo de jovens das comunidades Lagoa da Cruz e Assentamento Braço Forte.

“Ficamos felizes em compartilhar esse momento tão importante para todos nós. O projeto Parlamento Jovem foi concebido por nossa gestão à frente Câmara Municipal de Piripiri, com o objetivo de atrair o interesse dos jovens para a política e para o trabalho parlamentar”, disse o presidente da Câmara, Genival Sales.

Os parlamentares mirins durante a sessão simulada fizeram uma série de propostas para implantação de melhorias na estrutura na zona urbana e rural da cidade, assim como propostas de projetos voltados para a juventude. 



Faculdade Chrisfapi abre matrículas para Pós-graduação em diversas áreas

Você 100% conectado com o mercado de trabalho!

Geral Paiva Filho 01 de julho de 2016 06:36h

A Faculdade Chrisfapi informa que está com matrículas abertas para turma de Especialização em:

-Direito Penal e Processual Penal;

-Fisioterapia Traumato-ortopédica;

-Gestão Social: Políticas Públicas, Saúde a Assistência Social;

-Obstetrícia;

-Gestão Financeira e Sistema de Informações Gerenciais.

Os interessados devem comparecer a IES visando a confirmação da matrícula. As turmas estão com previsão de início já para agosto.

O sucesso dos cursos de Pós-graduação é resultado de criteriosa seleção do corpo docente para os cursos, sendo composto por Mestres, Doutores e Especialistas de grande qualificação profissional, somado a disponibilidade de recursos audiovisuais, além de uma infra-estrutura que possibilita em conjunto facilitar a aprendizagem, capacitando o discente para o mercado de trabalho, obedecendo os rígidos critérios estipulados pelo MEC.

Matricule-se hoje mesmo!

Informações: Faculdade Chrisfapi, rua Acelino Resende, nº 132, Bairro Fonte dos Matos. Tel. (86) 3276-2981 / 99993-8046 / 99466-4909, das 13h às 22h.

Faculdade Chrisfapi

O caminho certo para seu futuro!


CFF realiza Momento Junino com funcionários

Anúncios Paiva Filho 01 de julho de 2016 06:31h

Na noite desta quarta-feira, 29, os funcionários do Colégio Frei Francisco reuniram-se para um momento de descontração regado a comidas típicas, danças e brincadeiras. “Em meio a tanto trabalho, provas e obrigações escolares, o CFF encontra tempo para proporcionar alegria aos seus colaboradores. É uma forma de agradecimento por tamanha dedicação à Arte de educar”, declarou a diretora Celma Gomes.


Procissão das Canoas marca encerramento do Festejo da Comunidade Caldeirão

Registro fotográfico: Carlos Barbosa.

Cidade Ezequiel Neres 30 de junho de 2016 12:34h

Um dos maiores festejos da zona rural de Piripiri teve encerramento ontem (29/06). O festejo de São Pedro e São Paulo da Comunidade Caldeirão. Além da procissão luminosa pelas ruas, tem a procissão nas canoas no nosso Açude Caldeirão. Confira as imagens de Carlos Barbosa, via facebook.

Resultado do Fies do 2° semestre será divulgado nesta quinta-feira, 30.

Inscrições no sistema em única chamada devem ser feitas em 1º de julho.

Educação Redação Piripiri 30 de junho de 2016 11:23h

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta quinta-feira (30) o resultado da pré-seleção na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado deve ser consultado pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br . No segundo semestre, o Fies oferece 75 mil vagas de financiamento.

Os estudantes pré-selecionados na chamada única poderão concluir a inscrição no Sisfies no dia 1° de julho.

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Mudanças: Renda e seleção

A partir deste semestre , o MEC adota um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.

Cursos prioritários

O MEC decidiu reduzir o percentual de contratos que deveriam ser fechados exclusivamente com estudantes das áreas de saúde, engenharia e licenciatura. Antes, essas áreas recebiam 70% dos financiamentos. A partir desta edição, o percentual será reduzido para 60%.

Ainda dentro de cada uma das subáreas haverá nova divisão:

- Cursos prioritários da área de saúde passam de 45% para 50%;

- Cursos prioritários da área de engenharia passam de 35% para 40%;

- Cursos prioritários da área de licenciatura, pedagogia e "normal superior" caem de 20% para 10%.

Além disso, segundo o MEC, está prevista nova etapa de inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes inscritos e não aprovados.

Calendário Fies

Inscrições no sistema em única chamada: 1º de julho

Lista de espera: 4 de julho a 10 de agosto

Contato para dúvidas

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Fies ou pelo telefone 0800-616161.


Prazo para sacar abono salarial de 2015 termina hoje, dia 30.

Até a semana passada, cerca de 1,38 milhão ainda não havia feito saque.

Geral Redação Piripiri 30 de junho de 2016 11:14h

Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para os trabalhadores sacarem o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014. Até a última sexta-feira, cerca de 1,38 milhão de pessoas ainda não havia feito o saque. Outros 22,2 milhões de trabalhadores já havia retirado o benefício, num total de R$ 18,4 bilhões.

Para ter direito ao abono salarial de 2015, o trabalhador precisa:

- estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

- ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;

- ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014;

- ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais

Como sacar o PIS/Pasep

- Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

- Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. 

- As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil.

O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Calendário 2016/2017

O abono salarial 2016 começará a ser pago em 28 de julho, conforme calendário definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

A estimativa do Ministério do Trabalho é que sejam repassados R$ 14,8 bilhões a a 22,3 milhões de trabalhadores que têm direito ao abono.

Veja ao fim desta reportagem as tabelas com o cronograma de pagamento.

PIS e Pasep

O governo lembrou que o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.

Segundo os números oficiais, em todo o Brasil foram identificados 23,6 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono salarial de 2015.

Veja cronograma de pagamento do Abono Salarial:

Com informações do Ministério do Trabalho