• Governo do Estado (banner)
  • GUGA Som
  • Ciro Aragão
  • Dra. Valéria
  • Bom na Boca Salgados
  • Pousada Dallas
::PUBLICIDADE
Felinos Segurança (botão)
Primeiro Ato
Matos
Proarte
Otica São Paulo
Flexum
AABB
ÁGUA BOA
Madereira SC
VESTE BEM
Agiliza
CRIART
Auto Escola Atlântica
Boticário
Mistura Fina
USO Continuo
Governo do Estado (botão)
Milk Shake
André
Casa do Forro
Contabilidade
Estação do Horto
O Machado
Turbina
pacifico
Gráfica Ideal
M A Construções
Alfredo
Agência Public Brasil
Água & Cia

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 35 anos do PT

25 de abril de 2015 11:16h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Política

A Câmara de Piripiri realizou na noite dessa sexta-feira (24), sessão solene em homenagem aos 35 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento contou com a presença dos vereadores Genival Sales, presidente da Câmara de Piripiri, e da vereadora Eunice Barros, solicitantes da sessão, do vereador petista Reynolds Benício, da presidente do partido no município, Meirian Castro, do prefeito Odival Andrade, além de representante do deputado Assis Carvalho, o membro da Executiva Estadual, João de Deus Pereira, e da representante do deputado Francisco Lima, Conceição Andrade e, ainda, de militantes, representantes de movimentos sociais e simpatizantes.

A sessão também foi prestigiada pelos vereadores Luciano Assunção, Jôve Oliveira, Tiço Lima e Denis Carvalho.


Meirian Castro, presidente do Diretório Municipal do PT, fez um histórico do partido no Brasil, destacando os avanços das políticas de combate às desigualdades, com a chegada do partido ao poder. "Existe um Brasil antes e depois do PT, isso ninguém pode negar", pontuou Meirian.


A presidente destacou o nome da filiada Maria das Dores Benício que, segundo Meirian, é a principal representante da história do PT piripiriense.


Durante a sessão foi exibido um documentário sobre a trajetória do PT, com destaque para a história do partido no município, com depoimentos de parte de filiados que participaram da sua fundação em Piripiri.


João de Deus Pereira falou sobre os avanços das políticas em favor dos menos favorecidos com a chegada do PT à presidência da república, citando programas como o Minha Casa Minha Vida, Projovem, Luz Para Todos, entre vários outros. "As gestões petistas fazem a diferença, implantando políticas que mudam a vida das pessoas", disse ele.


Em sua fala o prefeito Odival Andrade fez elogios ao primeiro vereador petista eleito em Piripiri, o professor Luiz Mário Getirana que, segundo ele, foi um dos mais preparados parlamentares que já estiveram na Câmara de Piripiri. Ele destacou o apoio do partido à gestão municipal em busca da melhoria de vida das pessoas.


Ônibus da cantora Márcia Felipe se envolve em acidente

26 de abril de 2015 10:22h | Postado por: Paiva Filho em Geral

O ônibus da cantora de forró Márcia Felipe se envolveu em um acidente na madrugada deste sábado (25), na BR-316 no Maranhão. O grupo musical Forró da Curtição seguia para a cidade de Belém, no Pará, quando uma vaca atravessou a pista.

O veículo se chocou com o animal e saiu da pista. Segundo o empresário Tuta Sancho, um dos integrantes da banda quebrou a perna. 

"Apesar do susto, graças a Deus todos estão bem, salvo um integrante que teve a perna quebrada, mas passa bem", disse, ressaltando que a apresentação não foi cancelada.

A cantora fez o trajeto até a capital do Pará de avião. O empresário, nas redes sociais, pediu apoio do poder público para evitar que animais sejam soltos próximo às rodovias. 

"Aproveito aqui para pedir mais atenção dos órgãos responsáveis por animais nas estradas. Graças a Deus não ocorreu nada mais sério, mas poderia ter sido pior. Deus no comando sempre", afirmou.

Cidadeverde.com



Deputado Marden participa de inauguração na cidade de Cocal de Telha

26 de abril de 2015 10:01h | Postado por: Paiva Filho em Geral

O deputado estadual Marden Menezes participou na manhã de hoje, 24, na inauguração do Centro de Atenção Psicossocial na cidade de Cocal de Telha. O deputado Marden, que destinou recursos de emendas parlamentares de aproximadamente 600 mil reais para o município, prestigiou a solenidade a convite da prefeita Ana Célia.

O CAPS inaugurado é fruto de um consórcio entre os municípios de Nossa Senhora de Nazaré, Boa Hora e da cidade sede, Cocal de Telha. A verba destinada pelo deputado serviu não somente para a estruturação do CAPS, mas também para aquisição de um carro e uma motocicleta, além de outras obras estruturantes na área da saúde.

Marden afirmou que é grande a satisfação em poder destinar recursos a cidades onde há a responsabilidade na gestão pública. "Existem cidades, como Piripiri, onde não há interesse e também sabemos que não há uma gerência para que se possa confiar qualquer montante. Nem mesmo o recurso municipal é administrado corretamente".

Assessoria


Vem aí dia 13/06/15 a IV vaquejada no parque de vaquejada José Gomes

26 de abril de 2015 09:31h | Postado por: Paiva Filho em Entretenimento

Vem aí dia 13/06/15 a  IV vaquejada no parque de vaquejada José Gomes, no povoado Vereda dos Zezinhos.


Amanhã tem música ao vivno na Churrascaria e Restaurante o Machado no Caldeirão

Além do cardápio Maravilho as crianças fazem a festa na Piscina!!

25 de abril de 2015 11:32h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Entretenimento

Amanhã domingo dia 25 de abril, tem música ao vivo ( Ronaldo Santos) na Churrascaria e Restaurante o Machado,  Banda Caldeirão. Participe!!!  (86)) 9974 3618, 88111213/ 9906 5350.

Além do cardápio Maravilho as crianças fazem a festa na Piscina!!


Curso vai mostrar como produzir Cosméticos e ganhar e dinheiro

25 de abril de 2015 09:58h | Postado por: Paiva Filho em Geral

O Curso Produção de Cosméticos será ministrado nos dias 29 e 30 de Abril, das 14:00h às 22:00 h. Local: SEBRAE/PI Instrutora: Tereza Márcia Medeiros Melo.

Conteúdo: Produção de Shampoo, Condicionador, Sabonete líquido, Sabonete em barra, Hidratante corporal, Esfoliante hidratante, Escalda pés, Sabonete íntimo e Sabonete para barbear.
 Realização: SEBRAE/PI Informações e inscrições: Rua Santos Dumont, 584 – Centro – Telefone: 86 9429 5493 – 3276 1929




Velório do Piripiriense Edvan

25 de abril de 2015 09:53h | Postado por: Paiva Filho em Cidade

Velório do Piripiriense Edvan, que morreu de acidente está acontecendo no Bairro Santa Maria, zona oeste de Piripiri.

Ele foi atropelado e morto em Santa Catarina na última quarta - feira.. À família os nossos profundos sentimentos. Do Facebook do vereador Valdivielson.


Advogada diz que voto distrital para vereadores é retrocesso democrático e...

Inconstitucional

25 de abril de 2015 09:43h | Postado por: Paiva Filho em Política

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, nessa quarta-feira (22), Projeto de Lei que institui o voto distrital para eleições de vereadores em municípios com mais de 200 mil habitantes. Pelo sistema de voto distrital, a cidade é dividida em partes – ou seja, distritos – em número igual ao de vagas na Câmara Municipal, sendo eleito o candidato mais votado em cada distrito.

Hoje, os candidatos a vereador recebem votos de eleitores de todo o município e são eleitos pelo sistema proporcional, em que o número total de votos válidos define a quantidade de vagas a que a legenda terá direito, podendo ajudar a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação.

A advogada eleitoral Geórgia Nunes vê com preocupação a aprovação do voto distrital e acredita que, além de inconstitucional, o sistema constitui um “retrocesso democrático”, contribuindo para a segregação nas cidades, gerando um clima de disputa entre moradores de distritos diferentes. Para ela, o sistema também limita a atuação do vereador, que restringe sua atuação àquela base eleitoral que o elegeu, esquecendo dos temas importantes a toda a municipalidade.

“O vereador é representante de todo o município, e não apenas de um distrito. A aprovação do voto distrital vai fazer com que as câmaras tenham vereadores setorizados, preocupados em defender os interesses imediatos dos moradores apenas daquelas regiões em que foram mais votados, esquecendo-se dos interesses gerais, sem legislar e fiscalizar a atuação do executivo municipal”, observa a advogada.

Geórgia Nunes acredita que pelo atual sistema, que possibilita a distribuição de votos em todo o território municipal, o vereador, mesmo sendo mais votado em determinada região, é representante de todos os munícipes, inclusive daqueles que não o elegeram, e vai trabalhar para ampliar suas bases em todo o município.

Voto distrital é inconstitucional

Para a advogada Geórgia Nunes, o sistema de voto distrital, nos termos aprovados pela CCJ do Senado, é inconstitucional, pois fere o princípio proporcional disposto na Constituição Federal, ao criar regras diferentes para a composição das casas legislativas municipais, em dissonância, portanto, com a simetria estadual e federal.

“Se o projeto passar no Congresso, espero que o Supremo Tribunal Federal seja provocado a corrigir esse grave equívoco. Infelizmente, a reforma política vem sendo propagada como a panacéia para todos os males do país, que irá resolver automaticamente os históricos problemas de corrupção e de falta de responsabilidade política”, pondera.

Para Geórgia Nunes, é importante questionar, também, como seria feita a distribuição dos distritos. “O desenho pode beneficiar sobremaneira alguns políticos, em detrimento de outros. Além disso, a representação das minorias é uma conquista democrática histórica, assim como a participação feminina na política. Esses avanços foram completamente ignorados por esse projeto, que inutiliza todos os votos dados aos que não foram eleitos, deixando seus eleitores sem qualquer voz nas casas legislativas”, finaliza.



Novos Advogados prestam compromisso em Piripiri

25 de abril de 2015 09:41h | Postado por: Paiva Filho em Educação

Na noite de ontem, dia 22/04, a OAB subseção Piripiri realizou na Faculdade Chrisfapi a solenidade de compromisso para os novos Advogados. Com o êxito no Exame de Ordem, os profissionais receberam, após prestar compromisso legal, a carteira da OAB-PI que dá direito ao exercício profissional.

Os mesmos de braços estendidos durante o juramento, prometeram exercer a advocacia com dignidade e independência, observando a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, sempre em defesa da Constituição.

Fazendo parte da mesa de honra estavam presentes: o Presidente da Subseção Piripiri Dr. Mauro Junior; a Diretora Geral Profª. Maria do Carmo; a Diretora de Ensino Profª Ivonalda Brito; a Coordenadora do curso  de Direito Profª. Genivana Carvalho; Dra. Micaela Rocha representando os jovens Advogados e o Sr. Jonathas Melo representando os familiares.

O evento foi carregado de muita emoção por parte dos novos Advogados, familiares, Damásio Educacional e Faculdade Chrisfapi por ter sido na sua maioria alunos da instituição e terem participado do curso do Damásio, obtendo êxito no exame.

Segue abaixo a relação nominal dos novos Advogados:

Emanuel Francisco dos Santos Sousa;

Igor Andrade Ferreira e Souza;

Ítalo Alberto Nunes da Silva;

Jose Armando dos Reis Filho;

Luma Jessica Barbosa Batista;

Marcos Venícius Silva Pereira;

Maria da Conceição Dias Silva;

Nayara de Oliveira Soares;

Rotysmir de Meneses Bevilaqua;

Simone Cristina de Sousa Fontenele.

O presidente da OAB Subseção Piripiri, Dr. Mauro Júnior, durante sua fala ratificou a importância da profissão para a sociedade contemporânea, enfatizando o compromisso que os novos profissionais devem ter com as pessoas no sentido de estarem buscando dentro da lei os seus direitos.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Faculdade Chrisfapi



Ofertas imperdíveis no Paraíba de Piripiri, não perca tempo!

24 de abril de 2015 12:08h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Anúncios

O Armazém Paraíba de Piripiri informa que foi prorrogado o Madrugadão, confira as ofertas que você não pode perder.

BARBEADOR . MALLORY 3 LAMINAS  BIVOLT  71,90  À VISTA  OU 1 + 4 R$ 16,10

BATEDEIRA  MONDIAL PREMIUM  320W  R$ 71,90 OU 1 + 4 R$16,10

GRILL ELETRICO NKS MILANO  R$ 65,50 OU 1 + 3 R$17,80

LIQUIDIFICADOR ARNO OPTIMIX  2VEL  R$ 65,50 OU1 + 3 R$17,80

LAVADORA SUGGAR TURBILHAO MAX 7KG R$ 299,00 1 + 11 R$ 33,50


Ofertas que você só encontra no Paraíba, descontos incríveis nos setores de Confecções, Calçados , Cama , mesa e banho  e ainda divide em até 10x sem juros nos cartões Paraíba, Visa, Master e Credishop.


Tráfego de veículos em trecho da BR-343 será liberado às 17h

24 de abril de 2015 11:26h | Postado por: Paiva Filho em Geral

O tráfego de veículos na BR-343 - interditada após o rompimento de parte da pista - deverá ser liberado por volta das 17h, desta sexta-feira (24). A informação foi repassada pelo diretor do DER, José Dias, que ressalta que só haverá mudanças no prazo se voltar a chover em Teresina.

"Já foi feita a impermeabilização da base só falta fazer o asfalto. Já está quase tudo pronto e só haverá alteração se chover pois a água impede o asfaltamento", explica. 

De acordo com o gestor, um bueiro auxiliar com vazão 10 vezes maior que o anterior, foi construído para resolver o problema de escoamento da água. 

"Após a conclusão da obra, a equipe fará a limpeza de um outro bueiro ao lado do Mirante do lado para verificar a necessidade de intervenção", finaliza José Dias.



Vice-prefeita Socorro Mesquita doa bateria para jovens do povoado São Luiz

24 de abril de 2015 10:34h | Postado por: Paiva Filho em Cidade

A Vice-prefeita de Piripiri, dona Socorro Mesquita presenteou os jovens da Comunidade São Luiz com uma bateria nova que será usada para animar as festividades da comunidade.



Genival Sales anuncia pedido de implantação de TV e Rádio Câmara em Piripiri

24 de abril de 2015 10:10h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

O presidente da Câmara de Piripiri, vereador Genival Sales (PT), anunciou durante a sessão desta quinta-feira (23), que a presidência da casa está em busca da implantação de uma emissora de rádio e TV para a Câmara de Piripiri.


De acordo com Genival Sales, o projeto está em fase de estudos. “Estamos na fase de elaboração do projeto para ser encaminhado ao Ministério das Comunicações”, noticiou o presidente.


Segundo o presidente, o projeto de implantação conta com o auxílio do deputado Assis Carvalho, do PT, e apoio do jornalista Humberto Coelho, presidente da Fundação Antares, Rádio e TV Educativas.


Veja mais fotos »

Terço do Homens

24 de abril de 2015 09:27h | Postado por: Paiva Filho em Geral

Terço do Homens.

Programação:



Mais um patrimônio arquitetônico antigo de Piripiri vira escombros

Omissão do poder público municipal

24 de abril de 2015 09:05h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Cidade

Estamos relativamente acostumados a ver nosso passado em forma de edificações ruírem quase que diariamente nas cidades e nos campos piauienses. Uns tombam pelo abandono e desinteresse dos proprietários. Outros, geralmente localizados nas zonas comerciais das cidades, são alvos de especulação imobiliária. O que vale é o terreno...

Quase nunca há ação dos órgãos competentes dos poderes públicos. Geralmente não possuem verba nem pessoal suficiente para classificar e estudar um imóvel antigo antes de decidir se seria conveniente a sua demolição.

A nível federal o IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional; a nível estadual a FUNDAC-Fundação Cultural do Piauí; a nível municipal, bem, somente algumas cidades como Teresina possuem órgão competente.

A população da aprazível cidade de Piripiri viu recentemente com muito contragosto mais uma demolição de um casarão histórico, feita de maneira rápida e fulminante, em meados de abril de 2015. Trata-se da antiga residência do Sr. Álvaro de Melo Castro, na Praça da Bandeira, cruzamento das ruas Prof. Bem com Felinto Resende.

 

ESTA ANTIGA EDIFICAÇÃO DE ESQUINA NA PRAÇA DA BANDEIRA HOJE É SÓ UM TERRENO. ALI JÁ FOI RESIDÊNCIA, BAR, COMITÊ POLÍTICO, ETC.

• Histórico

Segundo o historiador piripiriense Evonaldo Andrade, a antiga residência hoje desaparecida pertenceu a Álvaro de Melo Castro nascido no dia 19 de dezembro de 1904. Casou-se com Gerviz de Castro Cruz Melo. Foi pai de cinco filhos: Gilka, Maria Gilda, Edson, Zélia e Álvaro Francisco. 

Álvaro de Melo Castro notabilizou-se por sua retidão e pelo amor aos seus familiares, consideração aos amigos e respeito às pessoas com quem conviveu. Faleceu aos 53 anos de idade, quando ainda tinha muito a oferecer.

Sempre segundo Evonaldo Andrade, em sua homenagem a sua filha Zélia fundou uma instituição de ensino em 1965, a Escolinha Álvaro de Melo Castro, em atividade de 1965 a 1973. Oferecia Maternal até 3ª série. Funcionou na Rua Pires Rebelo, em salas de aula adaptadas de galpões existentes no quintal da casa do casal Antônio Bezerra e Zélia.

 

ÁLVARO CASTRO EM FOTO DE SUA FILHA ZÉLIA.

 

DESCRIÇÃO ANTIGA DAS RESIDÊNCIAS DA RUA FELINTO RESENDE-PRAÇA DA BANDEIRA. A CASA DE ÁLVARO CASTRO É A DA ESQUERDA. IMAGEM POSSIVELMENTE DO FACE DE FABIANO MELO.

• A arquitetura

A edificação, sem estilo arquitetônico definido, possui telhado em duas águas, beiral, sem platibanda.  Hoje parece ser bem menor até do que apresenta a imagem de satélite de 2004 Google Earth. Também parece que foi seccionada rumo ao centro da quadra. De qualquer maneira a casa era geminada com a de cor verde da imagem abaixo. De paredes bastante espessas, a casa apresenta cunhais bem vistosos bem como cornijas bem salientes.

 

FACHADA DA EDIFICAÇÃO PELA RUA FELINTO RESENDE, PRAÇA DA BANDEIRA. 

Observando a imagem antiga abaixo, percebe-se que para o lado voltado para a Praça a edificação possuía, da esquerda para a direita, três portas e duas janelas. Posteriormente, com a transformação da residência em ponto comercial, uma das portas de madeira, a terceira da esquerda para a direita foi substituída por metálica de enrolar e as duas janelas da esquerda também se transformaram neste tipo de porta.

 

OBSERVEM A FACHADA PRINCIPAL, VOLTADA PARA A PRAÇA DA BANDEIRA, EM IMAGEM NÃO MUITO ANTIGA, MAS MUITO REALISTA. DA ESQUERDA PARA A DIREITA: DUAS PORTAS SECUNDÁRIAS, A PRINCIPAL E DUAS JANELAS. FOTO: ZÉ MARIA VIANA.

Na imagem abaixo é possível observar sobre o que sobrou das portas, sendo que as três eram em arco abatido e com bandeiras de madeiras acompanhando a curva do arco. As janelas, que já não existem nesta imagem, mas sim na anterior, eram em verga reta, envidraçadas, com bandeiras também envidraçadas.

 
AS DUAS PRIMEIRAS PORTAS AINDA SÃO DE MADEIRA NESTA IMAGEM. A PRINCIPAL, DO MEIO, HOJE É METÁLICA. AS DUAS JANELAS DA DIREITA FORAM TRANSFORMADAS EM PORTAS.

A cumeeira é voltada para a Rua Professor Bem, e nessa fachada apresentava apenas uma porta, já próximo da esquina. 

 
FACHADA DA CUMEEIRA VOLTADA PARA A RUA PROF. BEM. OBSERVE QUE NESTA IMAGEM RELATIVAMENTE ANTIGA SÓ HAVIA UMA PORTA. FONTE: ZÉ MARIA VIANA.

Na imagem abaixo, também voltada para a Rua Prof. Bem é possível se ver que foi instalada uma porta menor, à esquerda da primeira. Ambas de madeira, com arco abatido e bandeira de madeira curva, exatamente como na fachada principal.

 
NESTA IMAGEM BEM MAIS RECENTE É POSSÍVEL OBSERVAR QUE FOI INSTALADO UMA SEGUNDA PORTA NESTE LADO, NA RUA PROFESSOR  BEM, EXATAMENTE ONDE HAVIA UMA CAIXA DE AR CONDICIONADO. DESTAQUE PARAA CORNIJA (1) E PARA OS VISTOSOS CUNHAIS (2).

Outro detalhe interessante é a presença de um óculo, abertura geralmente circular, destinada à passagem de ar e/ou luz. Está á esquerda da edificação, ao alto da porta. Não nos lembramos de ter observados óculo em construções residenciais antigas de Piripiri. Da mesma maneira não sabemos se é original, desde a construção.

DETALHE DO ÓCULO DA EDIFICAÇÃO DO SR. ÁLVARO DE MELO CASTRO, HOJE DEMOLIDA.

 A demolição

Foi no período aproximado de 15-20 de abril de 2015 que tudo veio abaixo, para tristeza dos piripirienses que são briosos de seu passado histórico muito rico. Uma parte de nossa cultura se foi rapidamente, sem ao menos se discutir a questão. As máquinas chegaram e pronto!

 
AS MAQUINAS FINALIZAM SEUS TRABALHOS. A HISTÓRIA SE DESPEDE.

 
PRATICAMENTE ENCERRADO OS TRABALHOS DE DEMOLIÇÃO. 

 
ESTE TERRENO IRÁ ABRIGAR TALVEZ UMA MODERNA LOJA.

• A questão da preservação

Geralmente as pessoas lamentam a derrubada de suas edificações históricas, que lhe trazem doces lembranças e atribuem a demolição apenas à ganância comercial. Entretanto seria bom observar que o que parece ser mais falho é a ausência do Poder Público. Nem todo mundo que derruba edificações antigas o faz por desprezo ao passado. Há muitos casos onde estas edificações são objetos de partilha familiar e nem sempre estas pessoas são ricas. Herdar um imóvel historicamente valioso, mas comercialmente fraco é desastroso para muitos. Por isso muitos se apressam em jogar tudo ao chão, antes que se façam denúncias, campanhas, etc. 

Se os governos federal, estadual e municipal atuassem conjuntamente, com um órgão em três esferas, dotando o proprietário de vantagens como ausência de impostos municipais, federais e estaduais e ainda incentivando através de financiamento a instalação de atividades que implicassem a preservação, certamente estas edificações seriam conservadas.

Em Olinda-Pernambuco, na parte velha, ter um prédio antigo anda longe de ser um estorvo para os seus proprietários. O governo fez a sua parte e naquelas dezenas de edificações geminadas em vários quarteirões as edificações são bares, restaurante, lojas de artesanato, pousadas, agências de viagens, etc.

Sem o braço decisivo e com incentivos financeiros a maior parte dos prédios históricos de Piripiri irão ao chão, cedo ou tarde, antes que IPHAN ou FUNDAC façam alguma coisa, como aconteceu quando este último salvou por pouco o Casarão Espedito Resende,  após imensa mobilização e clamor popular.

Fica aqui nosso lamento e consternação por este desaparecimento de pedaço de nossa história...

Autor: Reinaldo Coutinho

Publicado originalmente em: piracuruca.com

Fonte: Andrade, Evonaldo. A História da Educação em Piripiri - Parte II.


Vídeo do acidente que vitimou o piripiriense Edvan Silva Sousa

24 de abril de 2015 08:55h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Vídeo do acidente que vitimou o piripiriense Edvan Silva Sousa.

A velocidade do veículo e a manobra irresponsável do motorista tiraram a vida de um pai de família. Então fica a pergunta:

Acidente ou homicídio?


Fonte do vídeo facebook Ismar Lima