• Governo do Estado (banner)
  • Dra. Valéria
  • Ciro Aragão
  • Bom na Boca Salgados
  • Pousada Dallas
  • GUGA Som
::PUBLICIDADE
Madereira SC
Otica São Paulo
ÁGUA BOA
Água & Cia
Promoção Pirifolia
Governo do Estado (botão)
Alfredo
Contabilidade
Turbina
Felinos Segurança (botão)
Proarte
AABB
Milk Shake
Flexum Academia
pacifico
VESTE BEM
Gráfica Ideal
USO Continuo
CRIART
Estação do Horto
O Machado
Matos
Flexum Academia
Primeiro Ato
Agiliza
Agência Public Brasil
Mistura Fina
Flexum Academia 2015
Auto Escola Atlântica
M A Construções
Boticário
Casa do Forro

Vale abadás da Pirifolia! Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário

05 de maio de 2015 13:55h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Entretenimento

Vale abadás da Pirifolia! Curta nossa pagina no Facebook ou deixe seu comentário.




Vice-prefeita Socorro Mesquita homenageia seu esposo Dr. Pinto

Feliz Aniversário para o suplente de Dep. estadual e Líder Político Dr. Pinto

05 de maio de 2015 13:46h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Entretenimento

Feliz Aniversário!!! Que neste dia tão especial o Senhor Jesus esteja na sua frente protegendo, guiando e iluminando todos os seus caminhos.Você é uma pessoa especial para Deus, família e amigos. Como é bom está ao seu lado participando de mais um ano de experiência que o seu Senhor lhe concedeu. Que Deus derrame inúmeras bênçãos sobre você, saúde, alegria, paz e muitos anos de vida, porque precisamos muito da sua companhia e seu amor. Você é um esposo tão maravilhoso, exemplo de pai, filho, irmão e amigo. Te amo muito!!


Legislativo Municipal: presidente da Câmara de Piripiri está em Brasília

05 de maio de 2015 13:02h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Política

O presidente da Câmara Municipal de Piripiri, vereador Genival Sales, se encontra em Brasília em busca de recursos para melhorar a comunicação da câmara municipal (Implantação e rádio e TV câmara) e em busca de resolver outros assuntos daquele poder. Em Brasília ele conta com o paio do deputado federal e seu amigo pessoal, Assis Carvalho (PT).




O vereador Valdivielson Monteiro (PMDB) usou a tribuna da Câmara de Piripiri, nesta quinta-feira, 30, e solicitou auxílio dos vereadores aliados do governo do Estado para que interfiram na implantação de novos semáforos e outros equipamentos de segurança para o trânsito de Piripiri. Ele citou as avenidas Raimundo Holanda e Aderson Ferreira como as mais críticas com relação à segurança dos transeuntes.


O vereador também solicitou que os parlamentares intercedam junto ao governo para a urbanização da primeira parte da Avenida Aderson Ferreira, na entrada da cidade de Piripiri. “O município sozinho não tem condição de bancar essa obra”, afirmou Valdivielson.

Domingos Carvalho (Domingão), do SD, apresentou requerimento na noite desta quinta-feira, 30, solicitando a construção de uma passagem molhada no riacho que dá acesso aos povoados Morcego e Sussuarana. De acordo com Domingão, a reivindicação é da população dos povoados que no período chuvoso fica várias horas esperando a água baixar para conseguir prosseguir viagem.


Cobranças:
O vereador Domingos Carvalho também cobrou a aplicação da verba pública no município. Segundo Domingão, há inúmeras ruas que necessitam de limpeza e, embora haja boa vontade do secretário Valdinar Sales, o mesmo não tem apoio para realização da limpeza. “Tenho que destacar o empenho do secretário, que não recebe o apoio do prefeito”, afirmou Domingão.


Para o vereador, no 1º de Maio, em Piripiri, não há o que ser comemorado pelo trabalhador. “A prefeitura está com salário de garis atrasados e de outras categorias também”, sentenciou Domingão.

O vereador Luciano Assunção (PRP) usou a tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (30) e se referiu à sessão solene de 35 anos do PT realizada na última sexta-feira, dia 24. Segundo ele, os petistas falharam ao não citar, durante a sessão, o nome do ex-deputado federal, Simplício Mário, piripiriense, e ex-militante petista.


Para Luciano Assunção, que é sobrinho do ex-deputado, a saída do ex-parlamentar da política faz com que esse tipo de esquecimento aconteça. O vereador lembrou-se de obras que foram lutas do deputado federal piripiriense, tanto para Piripiri quanto para o Piauí.


Entre as obras citadas por Luciano estão: pavimentação asfáltica para o Parque Nacional Sete Cidades, pavimentação asfáltica para o açude Caldeirão, pavimentação para Barra Grande, pavimentação asfáltica de Luiz Correia a Cajueiro da Praia, e de Parnaíba a divisa com o Estado do Ceará, pavimentação asfáltica do Caldeirão à Lagoa de São Francisco e Pedro II, pavimentação de Pedro II a Milton Brandão e a Fronteira com o Ceará, ponte sobre o Rio Corrente, na divisa dos municípios de Piripiri e Capitão de Campos, entre muitas outras obras.


Luciano também citou obras do ex-deputado para Piripiri, entre elas: liberação do asfalto da Transgavião e da Pista Nova, no Bairro Prado; 9 km de asfalto para Piripiri, na primeira gestão do prefeito Odival Andrade, asfalto da Avenida Raimundo Holanda e a construção de quatro rotatórias na cidade, das quais, duas foram construídas, além do sistema de abastecimento de água do Bairro Prado, que regularizou a distribuição do líquido na região.

Ao todo, segundo Luciano Assunção, Simplício Mário foi responsável por mais de 1.200 km de asfaltamento para o Piauí.


O vereador citou mais de 20 obras que, segundo ele, foram lutas do ex-deputado.


Transmissão


O vereador voltou a cobrar a transmissão das sessões do legislativo de Piripiri, via internet ou via rádio, para que a população tenha mais acesso ao trabalho parlamentar.


O presidente da Câmara, Genival Sales, explicou da dificuldade de transmissão via rádio, mas disse que a Câmara já está providenciando a transmissão via internet.

A vereadora Jôve Oliveira (PTB) protocolou requerimento na sessão desta quinta-feira (30), para que o Executivo Municipal faça um levantamento da situação socioeconômica, dos trabalhadores que exercem a profissão de carroceiros, no município de Piripiri.


Segundo ela, estes trabalhadores precisam ser reconhecidos pela administração pública e, além da condição socioeconômica das pessoas, o município precisa conhecer sobre a saúde dos animais utilizados e a forma como o trabalho está sendo desenvolvido. “Será preciso envolver saúde, educação, zoonoses, cadastro único, meio ambiente e trânsito. Esse é um trabalho penoso, tanto para o animal, quanto para o ser humano. Estes trabalhadores precisam de condições dignas de trabalho. Outras cidades já superaram essa questão com dignidade”, explicou Jôve Oliveira.

O vereador Abraão Ximendes (PSB) solicitou da Prefeitura de Piripiri a recuperação de vias públicas. Segundo informou o vereador, ele tem sido cobrado constantemente pela população sobre o péssimo estado das vias do município e a respeito da limpeza pública.


“Nós que andamos muito, que visitamos a zona rural e os bairros, recebemos cobrança constantemente, e esse é o nosso dever, de cobrar aqui na Câmara. As principais reivindicações são conclusões de calçamentos, principalmente para a zona sul da cidade, operação tapa-buraco e limpeza pública. Esse é um pedido da população e não do vereador”, disse Abraão. Fonte: site da Camara.



Gansos 'substituem' agentes penitenciários em presídio de Esperantina

A penitenciária de Esperantina tem capacidade para 140 presos e conta com 300

05 de maio de 2015 12:47h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Devido ao déficit de agentes penitenciários, a Penitenciária Regional Luis Gonzaga Rebelo, em Esperantina está utilizando gansos para garantir a segurança do local e tentar evitar fugas de presos. As aves são usadas por emitirem sons quando há movimentação.

Segundo Kleiton Holanda, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí, os animais não revolvem o problema da insegurança na unidade prisional.

“A situação é de abandono, um verdadeiro absurdo, animais substituindo o trabalho de uma pessoa. A Secretaria de Justiça está informada dessa situação e mesmo assim não faz nada, sabemos inclusive que não é falta de recursos, mas de aplicação correta desses recursos”, afirma Kleiton Holanda.

A penitenciária de Esperantina tem capacidade para abrigar 140 presos e conta com 300. Um número bem maior que a quantidade de agentes penitenciários por plantão no local, que não passa de cinco. O Sinpoljuspi ainda denuncia que a unidade prisional não possui câmaras de segurança e a cerca elétrica há algum tempo não funciona.

JornalEsp.com


Parque Zoobotânico é destaque em reprodução de animais em cativeiro

05 de maio de 2015 12:27h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

O Parque Zoobotânico de Teresina vem se destacando na reprodução de animais em cativeiro. Em 2014, nasceram no local, mais de 120 animais, entre jibóias, macaco prego, jaguatirica, jabuti e outros. Já este ano, foram registrados nascimentos de jibóia e macaco-prego.

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que atuam no Parque Zoobotânico, destacam que a reprodução em cativeiro de algumas espécies é considerada raridade, tendo em vista condições de estresse, barulho e movimentação nos parques.

Os filhotes dos animais são acompanhados por biólogos e veterinários e requerem cuidados especiais.

"Os cuidados corretos são importantes para reprodução do animal. O manejo nutricional é fundamental para o nascimento das espécies. Os zoológicos que queiram esses animais poderão solicitar, através de processo legal”, afirmou José Renato Uchôa, coordenador do zoológico.

A bióloga explica que a reprodução de animais em cativeiro não é o objetivo maior do Zoobotânico, porém é recebido motivo de orgulho para a equipe do Parque. Após a reprodução é realizado um trabalho de introdução de alguns animais na mata; Outros são destinados, através do processo legal, aos zoológicos que tenham interesse em recebê-los.

“Temos uma reprodução de jaguatirica que é um animal que está ameaçado de extinção. É uma grande vitória e uma grande conquista para nós porque é um animal de difícil reprodução em cativeiro e já conseguimos realizar isso aqui no Parque há algum tempo. É uma vantagem à frente dos demais parques”, ressalta a bióloga Liamara Lopes. Cidadeverde.com




Super Saldão Hidracor no Mundo das Construções: Até 30% de desconto

Avenida 4 de Julho e na Rua Santos Dumont

05 de maio de 2015 11:40h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Anúncios

Super Saldão Hidracor no Mundo das Construções - Imperdível - Até 30% de desconto em toda a linha latéx da Hidracor.

Você encontra o Mundo das Construções na Avenida 4 de Julho e na Rua Santos Dumont


Surpreenda sua Rainha, com uma linda cesta de café da manhã ou de chocolate

Reservas: (86) 9412-3653. WhatsApp (86) 9987 9189.

05 de maio de 2015 10:59h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Neste dias das mães surpreenda  sua Rainha, com uma linda cesta de café da manhã ou uma cesta de chocolate. Reserve logo a sua!! Todas as cesta acompanham uma rosa natural no especial Dias das Mães. (86) 9412-3653. WhatsApp (86) 9987 9189.



Sem vencer no Piauiense, 4 de Julho liga sinal de alerta contra o rebaixamento

São apenas 4 pontos em todo o campeonato

05 de maio de 2015 10:12h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Esportes

O 4 de Julho terminou na lanterna do primeiro turno do Campeonato Piauiense com apenas quatro pontos (foram quatro empates e uma derrota). Na última sexta-feira (01/05), em partida válida pela primeira rodada do segundo turno, o Colorado acabou derrotado pelo Flamengo-PI pelo placar de 2x0. Resultado que fez a equipe de Piripiri ligar o sinal de alerta para o restante da temporada.

Neste ano, o último colocado geral do Campeonato Piauiense (somando-se a pontuação de todas as fases da competição) será rebaixado para a segunda divisão, em 2016. Além da equipe ser vetada de participar da Copa Piauí - competição prevista para o segundo semestre, e que indicará o segundo representante piauiense para a Copa do Brasil 2016.

Paolo Rossi assumiu o comando técnico do 4 de Julho na última rodada do primeiro turno. O treinador fala que a missão de sua equipe e bastante complicada. Mas afirma que o 4 de Julho ainda continua vivo e brigando por uma das vagas nas semifinais do returno: “Nossa missão é conseguir passar para a semifinal. Porém, sinceramente, hoje minha maior preocupação é com a possibilidade do 4 de Julho ser rebaixado. O time não fez um bom primeiro turno, e ainda estreamos com derrota para o Flamengo-PI, no returno.”

“Eu já convivo com o 4 de Julho há pelo menos sete anos. Joguei e fui campeão pelo clube, e agora cumpro a função de treinador. Não gostaria de ver o 4 de Julho e a cidade de Piripiri fora das competições”, ressaltou Paolo Rossi, contando sobre sua ligação com o Colorado.

O 4 de Julho voltará a campo nesta quarta-feira (06/05). A partida será contra o River, no estádio Albertão, às 20h. Jogo que Paolo Rossi espera que seja o divisor de águas para o Colorado. “Sabemos que o jogo contra o River será difícil. Eles conquistaram o título do primeiro turno e estão invictos na competição, enquanto que nós, ainda estamos em busca da nossa primeira vitória. Vamos com tudo em busca da vitória”, comentou o treinador.

Sem revelar nomes, Paolo contou que fará algumas modificações no time titular para a partida de amanhã, em relação ao que começou jogando contra o Flamengo-PI, na última sexta-feira: “Durante esta semana eu conversei com o elenco sobre a importância do resultado nos próximos. Esperávamos pelo menos um empate contra o Flamengo, mas infelizmente o time não encaixou. Por isso, vou fazer algumas modificações na equipe titular contra o River, e tentar voltar para casa com um resultado positivo”, finalizou Rossi.

Com informações do O Olho.com


MEC admite que a verba para novos contratos do FIES em 2015 esgotou

Finalmente o governo admitiu o verdadeiro motivo para os problemas com o sistema

05 de maio de 2015 09:47h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Educação

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na tarde desta segunda-feira (4) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ele disse que isso não impede automaticamente a abertura de uma segunda edição do programa, no segundo semestre deste ano, mas explicou que, no caso dos estudantes que não puderam se inscrever no primeiro semestre, seria "inútil" reabrir as inscrições, que foram encerradas na última quinta (30).

No mesmo dia, a Justiça Federal de Mato Grosso determinou que esse prazo fosse prorrogado por tempo indeterminado, para garantir que estudantes que tiveram problemas técnicos com o site pudessem se inscrever. "Entendemos que, não havendo mais recursos, a reabertura do sistema seria meio inútil. De qualquer forma, nós ainda não fomos notificados, mas vamos recorrer", afirmou ele em entrevista coletiva em Brasília.

Sobre a possibilidade de abrir o Fies para novos contratos no segundo semestre, Janine disse que ainda não sabe o que vai ocorrer. "Depende da disponibilidade orçamentária", disse. "Estamos trabalhando nisso, mas não podemos prometer algo que não temos certeza."

Segundo o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, a verba do Fies para novos contratos neste ano é de R$ 2,5 bilhões. Ele afirmou que, "mesmo em ano de ajuste fiscal, há compromisso do governo com a educação".

FINANCIAMENTOS PAGOS

Janine lembrou, porém, que há contratos de financiamento que já estão na fase de retorno (quando termina o prazo do financiamento e o estudante, já formado, começa a pagar a dívida). "Os financiamentos já estão começando a ser pagos. O sistema se auto alimentará. À medida que os alunos que já se formaram forem pagando, esse recurso estará alimentando o pagamento de novos financiamentos. Provavelmente ainda haverá aporte da União de aporte novo para ampliar", explicou ele.

A sustentabilidade financeira do programa, porém, ainda deve levar "alguns anos", segundo ele. "O sistema tem a vantagem de que conseguirá se manter [com os recursos que são pagos após a conclusão dos cursos]. Isso não é para amanhã, mas dentro de alguns anos teremos isso", disse Janine.

PLATAFORMA INTEGRADA
Janine anunciou também que o MEC vai integrar as plataformas dos programas do Ministério da Educação para o acesso ao ensino superior. Atualmente, todos os semestres os estudantes podem participar de três processos seletivos: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). "Hoje em dia são três plataformas. Nós pretendemos integrá-las, o que facilitará a vida do estudante", afirmou ele em entrevista coletiva sobre o Fies.

No primeiro semestre de 2015, o Fies teve um total de 252.442 novos contratos com o processo concluído pelo site oficial. "Esse número pode mudar porque haverá casos, talvez, de alunos que não cumprem requisitos, quando forem ao banco. Pode haver queda, mas acreditamos que pode ser muito pequena", explicou o ministro.

Janine Ribeiro lembrou que, pelo Sisu, o MEC preencheu 205.514 vagas em universidades públicas. Já pelo Prouni foram 213.113 bolsas de estudo em instituições privadas.

ERRO M321
A principal reclamação dos estudantes que tentaram um novo contrato foi o "erro M321" no sistema. "Tivemos um personagem chamado erro M321. Houve uma comunidade no Facebook reclamando desse erro. Foi falha nossa colocar esse número. O M321 na maior parte dos casos era: acabou o número de vagas neste curso. Nós mandamos substituir por 'não há mais vagas para este curso'. Houve uma parte de queixas que foi fruto de a nossa comunicação não ser clara ou de pessoas quererem um curso que estava esgotado", reconheceu Janine.

Costa disse, porém, que as instituições de ensino que informaram aos estudantes ainda ter vagas disponíveis no Fies, mesmo após o estudante encontrar esse erro, passaram uma informação incorreta.

As instituições, de acordo com o secretário, divulgam as vagas que estão autorizadas a oferecer pelo governo federal, mas até este semestre o MEC não abre um número determinado anteriormente de vagas por instituição. "A instituição diz que tem vaga, e claro que tem, ela tem um número X de vagas liberadas pra ela pelo nosso sistema de supervisão", explicou. "No Fies nunca houve vaga disponibilizada para a instituição. Está claro no edital do Fies que depende da disponibilidade orçamentária."

Costa lembrou que as instituições podem oferecer outros programas de financiamento, mas que o Fies, como política pública, é determinado pelo governo federal.


Leia também:

Financiamentos do Fies para segundo semestre são incertos, afirma ministro

Em um ano, números de novos contratos do Fies caiu quase 50%

Com informações do G1.com


Vem aí dia 13/06/15 a IV vaquejada no parque de vaquejada José Gomes

05 de maio de 2015 09:21h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Entretenimento

Vem aí dia 13/06/15 a  IV vaquejada no parque de vaquejada José Gomes, no povoado Vereda dos Zezinhos.


Vereador Murieel desabafa sobre o trânsito de Piripiri e lamenta duas mortes

05 de maio de 2015 08:51h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Meus sentimentos a família do meu amigo Gerardo Preste pelo trágico acidente ocorrido com sua mãe infelizmente a imprudência e a falta de políticas públicas para o caótico trânsito de nossa cidade tem feito várias vítimas e as autoridades não tem feito nada para diminuir esses índices...até quando esse mal acometera nossa cidade?será se vão tomar as providências apenas quando morrer alguma autoridade?esse fds foram 2 vítimas e no próximo? Durante a semana? Isto é apenas o desabafo de um cidadão.


Morreu em Teresina mais uma vitima de acidente no final de semana

Dona Chiquinha foi vítima de acidente próximo ao Pilé, na noite de domingo

05 de maio de 2015 08:08h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

A senhora "Chiquinha", vítima de acidente de moto na Avenida João Bandeira Monte, na noite do último domingo, dia 03/05, não resistiu e faleceu no noite desta segunda-feira, dia 04/05. Ela estava internada em hospital de Teresina. Dona Chiquinha era mãe do vendedor da Parnauto de Piripiri, Gerardo Preste.

Segundo informações, dona Chiquinha saia de um culto evangélico, quando foi colhida por um motociclista. Acesseagora.



FESTIVAL DE INVERNO tem atrações confirmadas

Prefeita de Pedro II promete: "maior da história"

05 de maio de 2015 00:01h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Entretenimento

A prefeita de Pedro II, Neuma Café, garantiu que este ano será realizado o maior Festival de Inverno da história.  O evento, que chega a sua 12ª edição este ano, foi citado como uma das maiores potencialidades turísticas do Piauí no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo em Brasília, e com isso, pode entrar para o calendário turístico nacional.

"Vai ser o maior festival da história de Pedro II. Teremos shows de três grandes nomes da música nacional, inclusive nomes que virão pela primeira vez ao Piauí. Todas as atrações já estão fechadas, mas por conta da burocracia ainda não temos como divulgar os nomes fechados, mas já está tudo encaminhado e aguardando apenas o retorno dos contratos para divulgar", informou a prefeita.

Nomes como Marisa Monte, Seu Jorge e Elba Ramalho já circulam na imprensa piauiense como certos para o festival de Inverno deste ano. A prefeita nega a informação mas garante que na próxima sexta-feira (8) as atrações oficiais serão divulgadas.

Mistura de estilos

Diferente do retorno a veia jazzística proposto em 2014, o festival deste ano promete uma mistura de estilos. Segundo a prefeita o objetivo é dar um salto no padrão do festival com grandes atrações populares.

"A grande novidade deste ano será a mistura dos estilos musicais, pop, blues, jazz e outros, mas sempre mantendo o padrão com um festival diferenciado", adiantou Neuma Café. Fonte: cidadeverde.com

Evento acontece de 4 a 7 de junho de 2015.    


Em Oeiras, deputados lembram 180 anos da instalação do Legislativo do Piaui

04 de maio de 2015 22:18h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Os deputados estaduais do Piauí iniciaram nesta segunda-feira (4) as comemorações pelos 180 anos da instalação da Assembleia Legislativa Provincial na cidade de Oeiras. A solenidade contou com várias autoridades, dentre elas o governador do Piauí, Wellington Dias. O deputado estadual Wilson Brandão (PSB), que propôs as homenagens abriu a sessão especial realizada na primeira capital.

“Queria agradecer a V. Exa. pela oportunidade de organizar esse evento importante para o Piauí. Há 180 anos, na Casa do Visconde, eram abertos os trabalhos de instalação da Assembleia Legislativa Provincial do Piauí, que começou bem antes, quando Miguel Sousa e Ovídio Lemos foram convidados para representar o Brasil em Portugal... Como era Oeiras naquele ano. Não havia energia, nem comunicação, regime escravocrata, a maioria dos piauiense era analfabeta”, lembrou Wilson Brandão, autor da proposição para instalação da sessão para entrega da Medalha do Mérito Legislativo 180 Anos de Instalação do Poder no Piauí.

O presidente da Câmara de Vereadores, Naender Moura, foi o segundo orador a se pronunciar, quando lembrou a história do Legislativo no Piauí e agradeceu a presença dos deputados e demais autoridades naquele ato. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), destacou a importância do registro histórico dos 180 anos da primeira Assembleia Legislativa, instalada na província de Oeiras, em 4 de maio de 1835.

“Honra-me presidir esse registro histórico para o Piauí, para Oeiras e para a democracia. E aqui registro oeirenses ilustres, como o governador Wellington Dias, o desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B.Sá, Ex-deputado Nogueira Tapety, Juarez Tapey, Luciano Nunes, Walmor Carvalho, O.G.Rego de Carvalho, deputado federal Assis Carvalho, meu avô e minha mãe Anatália,  minhas tias que são de Oeiras, que foi capital do Piauí por 92 anos”, declarou.

Ex-governador e governador são homenageados

Durante a solenidade, o ex-governador Wilson Martins e o governador Wellington Dias receberam a Medalha do Mérito Legislativo pelos 180 anos da Assembleia, os dois foram deputados estaduais.

“Sei da responsabilidade que é receber essa medalha. Foi em Oeiras que foi dado o grito de adesão, dado pelo Visconde da Parnaíba ao aderir à independência do Brasil. Estar aqui ao lado de tantos filhos ilustres de Oeiras, deputados, ex-deputados, que honraram seus mandatos. E por fim, quero saudar todas as mulheres, na pessoa da vice-governadora Margarete Coelho”, afirmou Wilson Martins.

Wellington Dias falou do prazer de estar de volta à Câmara Municipal de Oeiras, palco de grandes momentos da história política do Piauí. “Vivemos um momento delicado na economia e na política. Um momento desafiador, mas creio que como temos a democracia, vamos superar esse momento. Olhando para uma fatia cada vez maior da população. Essa é uma oportunidade de conviver com as diferenças, os partidos, as diferentes ideias. O parlamento tem o papel de fazer as regras para a gente viver. Que a gente possa ter esse compromisso com a democracia, independente da situação dos nossos partidos. É a democracia que nos empurra para frente. É a cobrança, o confronto de idéias, que nos faz ter a certeza de que algo bom estar por vir”, finalizou.



cidadeverde.com


Mecânico morre ao cair de moto e bater com a cabeça no meio-fio

04 de maio de 2015 17:52h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

O mecânico Francisco das Chagas Alves Araújo, (Louro), morador do bairro Santa Maria, morreu na madrugada desta segunda-feira dia 04 de maio, vítima de acidente em Piripiri. De acordo com informações de familiares ele, perdeu o controle da moto na Avenida Nelson Resende caiu, batendo a cabeça no meio-fio. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Piripiri e transferido para Teresina, mas infelizmente não resistiu e morreu nesta madrugada.

Irmã lamenta morte do irmão.



Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda

04 de maio de 2015 17:32h | Postado por: redacao@piripiri40graus.com em Geral

Começa nesta segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. Segundo o Ministério da Saúde, foram investidos R$ 487 milhões na ação, que segue até 22 de maio.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional, além da população indígena.

A meta deste ano é imunizar 49 milhões de pessoas. Em 2014, 44,3 milhões receberam a vacina, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo ministério.
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio.

Em 2015 não houve a inclusão de um novo grupo prioritário. No entanto, Carla Domingues, coordenadora do programa nacional de imunização, disse que é preciso fortalecer a participação das gestantes, que têm maior risco de complicação caso contraiam a gripe. Segundo ela, com a vacinação da grávida, ocorre a imunização passiva do bebê, que passa a ser protegido até os seis meses de idade, quando a criança receberá a dose.